ESTUDE NA UNIT
MENU

Portugal reúne 14 instituições parceiras do Grupo Tiradentes

Institutos politécnicos e universidades de Portugal mantêm acordos de parceria com o Grupo Tiradentes e oferecem excelentes opções de estudo e pesquisa para brasileiros

às 20h24
Campus-sede da Universidade de Lisboa, em Lisboa (Portugal)
Campus-sede da Universidade de Lisboa, em Lisboa (Portugal)
Campus-sede do Instituto Politécnico do Porto, na cidade do Porto (Portugal)
Campus-sede do Instituto Politécnico de Bragança, em Bragança (Portugal)
Compartilhe:

Esta é a última matéria da série que mostra as faculdades e universidades do exterior que mantêm relações de parceria com as unidades do Grupo Tiradentes. Vamos mostrar quem são essas instituições de ensino superior em Portugal, principal destino dos brasileiros que vão estudar, trabalhar ou simplesmente passear na Europa. O nosso país-irmão tem um total de 14 instituições parceiras, superando o México (que tem oito). A proximidade da língua e a boa qualidade de vida do país somam-se à alta qualidade técnica, estrutural e acadêmica destas unidades, reconhecidas nacional e internacionalmente. E acrescentam ainda mais às possibilidades de intercâmbio, mobilidade acadêmica (presencial ou virtual) e pesquisa oferecidas nestes acordos de parceria. 

Institutos Politécnicos

Entre essas instituições, estão os chamados Institutos Politécnicos, constituídos em Portugal em um formato equivalente aos Institutos Federais de educação tecnológica do Brasil. São instituições públicas de ensino superior que se diferem das universidades pelo perfil, voltado às necessidades do mercado e focado nas atividades práticas e na aplicação real do conhecimento teórico. É um foco que se reflete, inclusive, nas grades curriculares das licenciaturas, pós-graduações e mestrados. 

Instituto Politécnico de Bragança

Situado no Distrito de Bragança, localizado no Nordeste do país, o Instituto Politécnico de Bragança é constituído por cinco escolas, que englobam todas as áreas de conhecimento. Por seu empenho em contribuir para o desenvolvimento da educação superior em países lusófonos e promover a pesquisa e a extensão, o IPB é um ótimo destino para alunos brasileiros.

Instituto Politécnico de Castelo Branco

O Instituto Politécnico de Castelo Branco iniciou suas atividades em 1980 e, desde então, vem se estabelecendo como um referencial de educação de qualidade. Ele busca contribuir com a formação cultural, científica, tecnológica e artística de seus membros. A IES conta com seis escolas de ensino localizadas no município de Castelo Branco, situado no centro do país e considerado rico em espírito acadêmico, gastronomia, vida noturna, cultura e infraestrutura.

Instituto Politécnico de Coimbra

Uma das dez melhores instituições de ensino superior de Portugal, o Instituto Politécnico de Coimbra foi criado em 1979 e conta com seis unidades de ensino focadas nas mais diversas áreas do conhecimento, que sustentam uma preocupação de formar pessoas adaptadas às necessidades do mercado de trabalho. Coimbra é um grande centro universitário, focado em cultura e espírito acadêmico, que garantem uma experiência incrível de estudo no exterior.

Instituto Politécnico da Guarda

O Instituto Politécnico da Guarda iniciou suas atividades em 1986. Com três das suas quatro escolas situadas em Guarda, uma das cidades europeias com melhor qualidade de vida, a instituição desempenha um papel central no desenvolvimento econômico, cultural, científico e social da região das Beiras, onde fica a famosa Serra da Estrela. 

Instituto Politécnico de Leiria

Fundado em 1980 na região de Leiria e atualmente conta com seis campi espalhados em quatro cidades. Os estudantes do IPL têm mais de 90% de taxa de empregabilidade após o término dos estudos. Além disso, a instituição oferece opções de moradia, esporte, serviços médicos e alimentação. Por sua localização e estrutura, o Instituto Politécnico de Leiria é um ótimo destino para estudantes brasileiros.

Instituto Politécnico do Porto

Oficialmente, o Instituto Politécnico do Porto foi criado em 1985, e conta hoje com oito escolas distribuídas em três campi, sendo o maior na cidade do Porto e os outros em Vila do Conde e Tâmega e Sousa. Localizada no norte de Portugal, Porto é a segunda cidade mais importante do país e considerada patrimônio mundial por seu centro histórico, além de oferecer segurança, dinamismo, opções de mobilidade e oportunidades sociais e culturais.

Universidades

As universidades formam um outro ramo de instituições que compõem o ensino superior português. São instituições que também ensinam para a prática, mas se dedicam principalmente ao conhecimento teórico e à pesquisa científica e oferecem doutorados, além dos cursos de licenciatura, pós-graduação e mestrado.

Universidade de Aveiro

Fundada em 1974, a Universidade de Aveiro foca o ensino em áreas inovadoras, como Ciências do Ambiente e Educação. Hoje, se destaca como uma das mais inovadoras e dinâmicas universidades do país e se coloca como parceira estratégica de diversas empresas, desenvolvendo produtos e soluções inovadoras. A UA tem apenas um campus que conta com 65 prédios. Localizada no centro-norte português, próximo ao Porto, Aveiro oferece praias a curta distância e um estilo arquitetônico típico do fim do século XIX

Universidade de Évora

Segunda universidade mais antiga de Portugal, fundada em 1559, a Universidade de Évora conta com quatro escolas e um instituto de investigação, além de fornecer opções de suporte ao aluno como moradia e alimentação a um baixo custo. A instituição se preocupa com qualidade e inovação, além de ser uma das mais reconhecidas universidades do país.

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa é uma instituição pública fundada em 1911, com a missão de transformar a cidade na capital da cultura e da ciência. Hoje, ela figura como a melhor Universidade de Portugal e entre as melhores da Europa. Ela recebe cerca de 6.900 estudantes internacionais, provenientes de mais de 100 países por ano e faz de Lisboa um dos destinos mais requisitados para uma mobilidade universitária.

Instituto de Direito Brasileiro 

É um Instituto ligado à Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, criado há mais de 10 anos para consolidar e desenvolver a cooperação científica e pedagógica com instituições e universidades brasileiras, promovendo e apoiando os estudos de Direito Brasileiro e, em especial, nas suas ligações com o Direito Português.

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Fundada em 1986, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro possui um campus considerado como um Jardim Botânico, na cidade de Vila Real, norte de Portugal. Destaca-se pela promoção de uma agenda de sustentabilidade ambiental que envolve toda a comunidade acadêmica. Sua missão é tornar o campus um espaço aberto à comunidade, que estimule o coletivo universitário e o pensamento crítico. Com uma estrutura de cinco escolas e mais de 6 mil alunos, a UTAD é um ótimo destino para estudantes que buscam uma experiência cultural e acadêmica.

Universidade do Algarve

Fundada em 1979, a Universidade do Algarve conta com oito centros e três campi, dois em Faro e um em Portimão. Ela oferece espaços amplos, infraestrutura e equipamentos que proporcionam ótimas condições de estudo, além de Serviços de Ação Social que tornam a Universidade mais acessível. Aliando isso à região de praia, a Universidade do Algarve aparece como uma ótima opção para aliar turismo, contato com a natureza e estudos. 

Universidade do Porto

Fundada em 1911, a Universidade do Porto busca combinar a vocação individual e as necessidades do mercado. Com isso, conta com uma escola de negócios, a Porto Business School, além das 14 faculdades e 50 centros de investigação que colocam a UP entre as 150 melhores da Europa. 

Universidade Fernando Pessoa

Fundada no fim dos anos 1980, a Universidade Fernando Pessoa conta com seis faculdades localizadas nas cidades de Porto e Ponte de Lima. A universidade particular, que leva o nome de um dos maiores gênios da literatura portuguesa, promove diversas ações com a comunidade, especialmente no que se relaciona a saúde, promovendo clínicas pedagógicas, odontológicas, de fisioterapia, entre outros. Seu compromisso é com a inovação como centro de suas práticas.

Como participar

Para participar destas parcerias, o aluno interessado deve ingressar no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), promovido pelas instituições do Grupo Tiradentes, que tem seu edital reaberto a cada semestre. Primeiro, ele deve consultar o site da instituição parceira para conhecer melhor o local, o perfil dela e os cursos que são ofertados. Em seguida, ele deve procurar a Diretoria de Relações Internacionais de sua unidade, para buscar orientações. Só é ofertada a possibilidade de mobilidade para os cursos em comum e eles variam entre as instituições.

As dúvidas e informações sobre mobilidade acadêmica estão disponíveis no site de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, e podem ser esclarecidas pelo e-mail international@unit.br

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: