Em clima de dia das mães, os alunos e docentes da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT realizaram ação na União de Mães de Anjo (UMA). A associação é um coletivo de famílias, principalmente mães, de crianças com microcefalia, inclusive vítimas do Zika Virus.
Na ocasião, estudantes dos cursos de Estética e Cosmética, Odontologia, Enfermagem, Biomedicina e Fisioterapia ofereceram serviços de orientação e avaliação odontológica, exame de sangue, aferição de pressão, massagem relaxante, peeling de diamante e design de sobrancelhas.
Proporcionar atenção e cuidado para as mães, que muitas vezes estão totalmente voltadas para as necessidades dos seus filhos, foi o objetivo do evento. É o caso de Taciana da Silva, mãe de um casal de gêmeos no qual a menina possui a malformação cerebral. “Eu não tenho mais tempo para me cuidar. Quando meus filhos nasceram eu tive depressão pós-parto e, desde então, só dedico meu tempo a eles. Mesmo depois de ter parado o tratamento, eu continuei me descuidando muito”, afirma Taciana.
“Como essas mães se esquecem delas mesmas, a gente tá aqui orientando sobre os tratamentos necessários para cada situação”, explica Rodrigo Alves, graduando em Odontologia. As mães com necessidade de tratamento foram encaminhadas para a Clínica-Escola da UNIT. “Essas ações são muito especiais, porque damos importância à questão humanitária. Levamos informações que são, por muitas vezes, básicas, mas diante da difícil realidade, as famílias acabam não tendo acesso”, complementa Uziel Almeida, também do curso de Odontologia.
Sobre a participação da UNIT na ação, segundo Germana Soares, presidente-fundadora da UMA, “foi de uma importância ímpar porque a instituição trouxe a oportunidade dessa mãe se redescobrir mulher. É importante lembrar-se de estar bem físico e psicologicamente para conseguir dar conta de toda a demanda que as crianças exigem”.