ESTUDE NA UNIT
MENU

Retrospectiva Unit e Fits PE 2021

As ações do Grupo Tiradentes em Pernambuco elevam a qualidade de ensino nas diversas áreas do conhecimento para formação de profissionais de excelência

às 18h35
Centro Universitário Tiradentes em Pernambuco
Centro Universitário Tiradentes em Pernambuco
Inauguração da Fits Goiana - A diretora geral da Fits Vanessa Piasson Junto ao ex-ministro da educação, Mendonça Filho.
Inauguração da Fits Goiana
Parceria Unit e Prefeitura do Recife no projeto Tiradentes Solutions
Solenidade de formalização da parceria Unit e Hospital da Aeronáutica do Recife
A reitora Vanessa Piasson junto ao pró reitor Tom Santana e ao diretor acadêmico Diogo Galvão no evento de lançamento do projeto Novo Campus Unit
O Diretor Acadêmico da Fits junto aos alunos do curso de Medicina na inauguração do CSIM
Compartilhe:

No ano de 2021, o Grupo Tiradentes em Pernambuco foi movido pelos desafios, as unidades do Centro Universitário Tiradentes (UNIT PE) e Faculdade Tiradentes (FITS PE) inspiraram inovação e desenvolveram novas formas de oferecer qualificação profissional de ponta. Os projetos executados marcam a trajetória, e esta retrospectiva marca o fim de apenas um ciclo de muita dedicação para levar no futuro conhecimentos avançados para uma sociedade desenvolvida. O top 10 a seguir relembra as iniciativas que marcaram o ano da Unit e da Fits em Pernambuco.

  1. Parceria Unit e Hospital da Marinha

Com o intuito de ampliar as oportunidades de aprendizado, a Unit fechou um convênio com o Hospital de Aeronáutica de Recife (HARF). A parceria permite que os alunos das disciplinas de estágio obrigatório dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Enfermagem e Técnico em Radiologia pratiquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A solenidade de formalização abriu espaço para uma futura parceria com a Faculdade Tiradentes (FITS) e o Hospital de Aeronáutica, para que os futuros médicos também possam ter a experiência do ciclo clínico no HARF.

2. Inauguração do CSIM – Centro de Simulações Médicas

A Faculdade Tiradentes (FITS) de Jaboatão inaugurou o Centro de Simulações Médicas – CSIM; o novo ambiente moderno e bem equipado foi pensado para proporcionar ao aluno o contato com a clínica, centros cirúrgicos, urgência e emergência e o aprimoramento das técnicas médicas. Para além dos alunos, o espaço também está aberto para os profissionais da rede pública de saúde da cidade de Jaboatão dos Guararapes, município da região metropolitana do Recife.

3. Turma de ADS com 100% de êxito profissional

A Unit Pernambuco formou em 2021 sua primeira turma do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O curso da área de tecnologia obteve 100% de empregabilidade para os formandos. O Porto Digital do Recife, maior polo de tecnologia da América Latina, é parceiro da Unit e proporcionou a esses estudantes uma imersão prática resolvendo problemas reais das empresas instaladas no porto e garantiu qualificação da mão de obra necessária para atender as demandas do parque tecnológico.

4. Curso ofertado em Parceria com o Cambridge Health Alliance

O Global Health Program foi um evento realizado pelo Tiradentes Institute em parceria com o Cambridge Health Alliance (CHA), de Boston (EUA). O foco do Programa da Saúde Global, teve o  objetivo de fornecer experiências clínicas e de pesquisa na saúde pública, imersão cultural e linguística no exterior e o desenvolvimento dos estudantes em práticas médicas sensíveis às necessidades das populações carentes. As aulas foram ministradas em inglês por profissionais do Cambridge Health Alliance, um dos melhores centros de saúde de Boston. A programação foi estendida a todos os alunos das graduações da área da saúde da Unit Pernambuco junto às Faculdades Tiradentes de Jaboatão dos Guararapes e Goiana, e foi ofertado para a Universidade Tiradentes (Unit Sergipe) e os Centros Universitários Tiradentes (Unit Alagoas).

5. A Unit PE conquista nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC)

O Índice Geral de Curso (IGC), indicador este que analisa as instituições privadas e públicas de ensino superior de todo o Brasil. O resultado é uma média ponderada calculada com base na média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) através do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), na média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a distribuição dos estudantes entre os diferentes períodos do ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu). 

A divulgação é feita anualmente pelo Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O Centro Universitário Tiradentes (Unit PE) obteve o conceito nota 4 em uma escala onde a pontuação máxima é 5, sendo um dos dois melhores centros universitários de Pernambuco. 

6. Melhor desempenho na OAB entre instituições privadas de PE

No início de 2021, o curso de Direito do Centro Universitário Tiradentes- (Unit-PE) obteve a maior aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, no Recife, dentre as instituições privadas. A prova é uma avaliação obrigatória aos formandos, para que possam exercer a advocacia. A Unit PE foi a instituição de ensino privada, na capital pernambucana, que conseguiu o melhor percentual, atingindo 42,86% êxito na verificação sobre capacitação, conhecimentos e práticas profissionais. 

7. Embarque Digital

O programa Embarque Digital é uma iniciativa da Prefeitura do Recife em parceria com o Porto Digital e viabilizado pela Unit PE – o projeto disponibilizará duas mil vagas até 2024 para a formação e melhoria da empregabilidade de jovens egressos da rede pública, qualificando mão-de-obra para atender ao crescente mercado de Tecnologia. Os alunos da primeira edição, que aconteceu em outubro, já foram matriculados e os critérios de preenchimento das vagas destinou 50% do total para pessoas pretas e pardas e o critério de desempate priorizou mulheres. 

8. Tiradentes Solutions

O Tiradentes Solutions, projeto do Centro Universitário Tiradentes em parceria com a Prefeitura do Recife, foi executado ao longo deste ano com êxito. A iniciativa teve o objetivo de encontrar, através da iniciação científica, métodos eficientes para conter os impactos das marés na capital pernambucana. Ao longo de três meses, as duplas concorrentes desenvolveram os projetos a fim de mitigar, monitorar e anular os transtornos causados pelo avanço da maré. A decisão ocorreu em outubro após o pitch day, quando a dupla formada pelos  engenheiros Alexson Caetano e Gastão Cerquinha saiu vencedora com o projeto PROTEGE; com isso, ganharam uma bolsa de 10 mil reais cada e uma viagem para desenvolver o projeto em Boston – cidade referência em inovação.

9. Lançamento Fits Goiana

O Grupo Tiradentes chegou a Goiana-PE com a implantação da Faculdade Tiradentes, 5ª escola médica do grupo. A cidade da zona da mata pernambucana está a 62 km do Recife e 51 km de João Pessoa, assim, deve atender toda a região da conexão Pernambuco-Paraíba oferecendo o curso de Medicina. A unidade Fits dispõe de uma mega estrutura com laboratórios e centros de treinamento bem equipados para uma formação médica de excelência. Na inauguração, esteve presente o fundador do Grupo Tiradentes, Professor Jouberto Uchôa, e o ex-ministro da educação Mendonça Filho. A instituição chegou a PE através do programa Mais Médicos do Governo Federal.

10. Novo campus Unit

O projeto do novo campus Unit, que soma infraestrutura e qualidade, teve início neste ano e já é uma realidade que deve dar start no ano de 2022. As instalações do novo campus ficam localizadas no bairro da Imbiribeira, zona sul do Recife, e comportam todos os cursos em uma unidade; reúne todas as clínicas-escolas focando no aprendizado interdisciplinar; estreita as relações docente-discente com o novo projeto de acompanhamento acadêmico e o novo Centro de Sucesso do Estudante (CSE).

Uma nova era se aproxima em 2022, as propostas de inovação e foco no projeto de vida do aluno foram incorporadas ao planejamento de ensino-aprendizagem, a proposta dá o pontapé inicial com o novo campos Unit que reúne toda infraestrutura administrativa, e principalmente acadêmica, para facilitar a vida do aluno e promover uma imersão na prática profissional criando soluções para problemas reais da sociedade.

Compartilhe: