ESTUDE NA UNIT
MENU

Tiradentes Solutions definiu projeto vencedor na última quinta (04)

As duplas finalistas defenderam seus projetos e a banca avaliadora composta pela Emlurb, Secretaria de Saneamento do Recife, Cetene, Aries e FabLab atribuiu as notas

às 19h01
Pitch Day: Tiradentes Solutions
Pitch Day: Tiradentes Solutions
Compartilhe:

Nesta quinta (04), o Tiradentes Solutions, desafio idealizado pela Unit PE via Tiradentes Institute em parceria com a Prefeitura do Recife, definiu o projeto campeão voltado para a aceleração do desenvolvimento do Recife. O pitch day, etapa de defesa das propostas, aconteceu de forma remota. Todos os projetos tinham como foco o monitoramento, mitigação e anulação dos impactos das marés na cidade. As rodadas de apresentações tiveram cinco minutos para cada dupla defender seus projetos e foram seguidas por rodadas de perguntas da banca avaliadora.

O projeto vencedor foi o Modelo de Gestão em Zonas Protetivas (Protege), idealizado e apresentado pelos engenheiros Alexson Caetano e Gastão Cerquinha. O modelo apresenta métodos para ações protetivas com o intuito de monitorar e erradicar os problemas de alagamento atuando na contenção das marés através de modelos físicos.

“O Grupo Tiradentes tem como pilar a internacionalização, e é o nosso papel enquanto instituição de ensino buscar melhorias para a vida da população”, afirma Tom Santana, Pró Reitor de Marketing, Vendas e Relacionamento do Centro Universitário Tiradentes (Unit PE).

A banca avaliadora composta por Érika Moura, Secretária de Saneamento do Recife, Giovanna Machado, Diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE/MCTIC), Mariana Pontes, Diretora de Projetos da Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES), Sergio José Uchoa Matos Júnior, Diretor de Manutenção Urbana da Emlurb, Pedro Oliveira, Chefe da Divisão de Projetos de Drenagem da Emlurb e Edgar Andrade, CEO do Fab Lab Recife, puderam se reunir após as apresentações para definir qual das ideias tinham mais viabilidade considerando inovação, tecnologia e impacto social.

Rafael Dubeux, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife destaca a importância da iniciativa da Unit em busca de soluções inovadoras para a cidade, “a drenagem urbana é um tema extremamente importante e desafiador para o Recife, por isso, nada melhor que buscar soluções através da ciência e tecnologia”.

O Sistema Modular Lobas, desenvolvido por Larissa Ribas e Tássia Melo, trouxe propostas para contenção dos alagamentos através das explorações das calçadas da cidade, criando armazenamentos de água subterrâneos com materiais recicláveis e ficou em segundo lugar recebendo uma menção honrosa pela banca.

O monitoramento das marés é um tema muito pertinente na visão da Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb), segundo o diretor de Manutenção Urbana, Sérgio Uchoa. Ele afirma que as ações propostas por Alexon e Gastão consideram os fatores tecnológicos e de impacto social.

A dupla selecionada, Alexson e Gastão, ganharam uma bolsa de dez mil reais cada, e ainda uma viagem técnica para desenvolver o projeto em Boston (EUA), cidade referência em inovação.

Compartilhe: