ESTUDE NA UNIT
MENU

Unit-PE vai formar jovens de escolas públicas para mercado de TI

Em parceria com o Porto Digital, o Centro Universitário Tiradentes vai formar 75 jovens para atender à crescente busca de pessoal qualificado ao polo de tecnologia e inovação da cidade. Preparação será via programa Embarque Digital, lançado hoje (14)

às 21h08
Compartilhe:

O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – que integra o Grupo Tiradentes – firmou nova parceria com o Porto Digital. A intenção é reforçar, ainda mais, a oferta de mão-de-obra qualificada para atender ao crescente mercado de Tecnologia da Informação. Por meio do programa Embarque Digital, lançado hoje (14/09) pela Prefeitura do Recife, a Unit-PE vai preparar 75 jovens de escolas públicas, por meio do curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). “Fizemos algumas atualizações na grade acadêmica para mais adequação do curso ao programa”, adiantou Tom Santana, pró-reitor de Marketing, Vendas e Relacionamento da Unit-PE.

Segundo ele, o curso de ADS já faz parte da grade e foi criado previamente, em conjunto com o Porto Digital, para atender à demanda do mercado do polo de tecnologia e inovação da cidade. Mas a demanda por pessoal qualificado cresceu e também teve reflexo de necessidades que surgiram com a pandemia. Conforme o Porto Digital, ano passado o segmento tinha mais de 2,5 mil vagas disponíveis nas 340 empresas que fazem parte do parque tecnológico. A projeção para este ano é que sejam criadas três mil novas vagas.

Inscrições

Tom informou ainda que as aulas serão presenciais, com jornada de segunda a sexta, e a formação terá duração de dois anos e meio. Além das aulas, o aluno terá estágio obrigatório, conforme a grade curricular. As inscrições serão gratuitas e realizadas pela internet, através do link disponível no Portal da Educação.

Os candidatos passarão por um processo seletivo e a seleção vai considerar as notas do ENEM ou SSA das provas dos últimos cinco anos. Outro critério é o estudante ter cursado todo o ensino médio na rede pública. Os que tiverem cursado também o ensino fundamental terão prioridade.

Embarque Digital

O programa – viabilizado pela Prefeitura do Recife em parceria com o Porto Digital – disponibilizará duas mil vagas para a formação e melhorar a empregabilidade de jovens egressos da rede pública, na área da tecnologia. Ao todo, serão disponibilizadas duas mil vagas até 2024. Metade delas deverá ser preenchida por pessoas negras ou pardas, tendo como um dos critérios de desempate a prioridade para mulheres.

Compartilhe: