ESTUDE NA UNIT
MENU

Egressa da Unit-PE realiza mobilidade acadêmica na Espanha

Michelli Luz, cursou disciplinas do curso de enfermagem na universidade de Valladolid (UVA) na Espanha

às 14h36
Compartilhe:

Se você é estudante, ou já foi, em algum momento da sua graduação se deparou com a vontade de fazer intercâmbio. Esse tipo de mobilidade acadêmica proporciona uma vivência única e importante para a formação superior. No Centro Universitário Tiradentes (Unit/PE), esse desejo pode ser realizado.

Com o programa de internacionalização da Unit, os alunos podem cursar disciplinas em instituições parceiras fora do Brasil e agregar o diferencial no seu currículo. A egressa de Enfermagem, Michelli Luz, teve a oportunidade de cursar disciplinas na universidade de Valladolid UVa, na Espanha.

“Sempre tive o desejo de fazer um intercâmbio, mas não houve a possibilidade no ensino médio, até que conheci a iniciativa da UNIT PE de ofertar mobilidade acadêmica para os alunos da instituição. Lembro que fui emitir um certificado no site da UNIT e vi o anúncio da mobilidade acadêmica. Não pensei duas vezes, me inscrevi no processo seletivo e fui contemplada com a bolsa de estudos internacional, que me ofertou todo o suporte financeiro para tornar esse sonho realidade” relata, Michelli.

Além da oportunidade para os alunos, todo suporte é prestado pela coordenação de Relações Internacionais, hoje ocupada por Renata Mindello, que explica todo o processo:

“Uma vez que os alunos são selecionados, nós organizamos a chamada “Reunião Pré-Embarque”. Nela, falamos sobre a mobilidade, o que devem esperar, como se preparar e quais são os próximos passos”. Estes que contemplam todo o processo, desde o mais próximo da ida, a estadia fora do país e o aproveitamento das disciplinas, no retorno do aluno ao Brasil.

O núcleo disponibiliza suporte ao aluno no âmbito digital, via e-mail e/ou chamada de vídeo, e presencial, quando necessário. 

“É sempre uma alegria perceber que com nosso trabalho participamos do sonho de um aluno e podemos ajudá-lo, mesmo quando estão em países distantes” conclui Renata.

A universidade de Valladoilid UVa é uma das instituições de ensino superior mais bem conceituada do país espanhol e ainda esbanja beleza com sua arquitetura imponente do século XIII. Para a ex-aluna, o sentimento de pertencimento se fez presente, logo no início da chegada à instituição de destino.

“Fiz parte da cidade, da Universidade, dos hospitais e dos centros de saúde que atuei. Me senti parte da equipe, ampliei muito o meu conhecimento teórico e prático e fiz amizades tão lindas”.

Em sua trajetória fora do país, Michelli atuou em 2 estágios vinculados a UVa, sendo 3 meses no Hospital Clínico de Valladoid, onde fez parte da equipe do Centro Cirúrgico Pediátrico, e mais 3 meses na Atenção Básica, no Centro de Saúde de Magdalena. Sua participação foi vasta, passando do preenchimento de protocolos de assistência até no auxílio em procedimentos cirúrgicos.

“A mobilidade acadêmica me fez crescer em meses o que não cresci em anos, me sinto realizada! Desejo que todo mundo tenha a oportunidade de viver essa experiência. Finalizo utilizando uma frase que me descreve muito: “Eu sou o mundo no qual caminho, assim, chego ao final com memórias, não com sonhos.” Gratidão imensa a Deus, que sempre se faz presente na minha vida de uma forma tão linda, a UNIT PE e ao Santander pela oportunidade” conclui, Michelli.

Compartilhe: