ESTUDE NA UNIT
MENU

Demodex: o parasita causa problemas quando não se lava o cabelo

Ele se alimenta de células mortas

às 10h49
Compartilhe:

Você sabia que existe um tipo de ácaro que vive nos folículos pilosos e glândulas sebáceas, não apenas dos humanos, mas, dos mamíferos em geral? Ele se chama Demodex, é de tamanho microscópico e se alimenta de células mortas da pele. Geralmente, este parasita fica hospedado em áreas oleosas como couro cabeludo, testa, bochechas e cílios e, quando começa a se proliferar, traz diversos problemas.

Alguns exemplos do surto do demodex são descamação, perda de cabelo, vermelhidão na pele, sensação de olho seco, pterígio, prurido, rosácea, escamas ao redor dos folículos pilosos, pele sensível, além de complicações em condições preexistentes como alopecia e agravamento de surtos de acne.

Para tratar o tanto a infestação do parasita quanto seus ovos, o dermatologista pode prescrever antibióticos, shampoos, sabonetes, loções ou cremes tópicos, além de colírios e pomadas oftálmicas, de acordo com o quadro de cada paciente.

Justamente pelo fato do ácaro estar em áreas oleosas, o couro cabeludo, quando está há vários dias sem ser lavado, se torna um ambiente propício para a sua proliferação. Por isso, é necessário manter uma rotina de higiene não apenas com os cabelos, mas também lavar escovas, pentes, toucas e fronhas, bem como a pele do rosto e toalhas.

Compartilhe: