ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça o Museu do Estado de Pernambuco

Em clima carnavalesco, o local está com a Exposição EVOÉ até 17 de março

às 15h23
Imagem: Portal Cultura PE
Imagem: Portal Cultura PE
Compartilhe:

O Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) foi fundado em 1929, por meio do Ato 240, lei pioneira no Nordeste e no Brasil, que autorizava o governo a criar uma Inspetoria Estadual de Monumentos Nacionais e um Museu Histórico e de Arte Antiga. No ano seguinte, o Museu instalou-se na cúpula do Palácio da Justiça, na Praça da República. 

Em 1940, passou a ter suas instalações no Palacete do século XIX, localizado no bairro das Graças, antiga residência do Dr. Augusto Frederico de Oliveira, filho do Barão de Beberibe. Lá, funciona até hoje como um dos equipamentos culturais do Governo do Estado, gerenciado pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (FUNDARPE). 

Com um perfil histórico e de arte decorativa, o espaço reúne um acervo de mais de 15 mil peças, do século VII ao XXI, referenciando obras marcantes da história do Estado. Atualmente, o museu está com a Exposição “EVOÉ – É Carnaval em Pernambuco”, que, até 17 de março, embarca numa viagem visual e cultural pelo carnaval pernambucano. 

A ação contempla os acervos do Museu do Estado de Pernambuco (MEPE) e do Museu de Arte Contemporânea de Olinda (MAC), consagrando pinturas de artistas renomados que tiveram o carnaval de Pernambuco como inspiração para protagonizar suas telas, como Lula Cardoso Ayres, José Claudio, Bajado, Marisa Lacerda, Maurício Arraes, entre outros. 

Eles exibem, em suas obras, uma panorâmica das nossas manifestações culturais, capturando a energia efervescente dos carnavais saudosos, com peças originais do Caboclo de Lança, Rainha e Rei do Maracatu, Papangus de Bezerros, Blocos Líricos, Afoxé e muitas outras.

SERVIÇO

Localização: Av Rui Barbosa, 960, Graças – Recife/PE

Visitação: até 17 de março

Terça à sexta, das 9h às 17h | Sábados e domingos, das 14h às 17h

Entrada: R$ 10,00 inteira | R$ 5,00 meia

Instagram (acesse aqui

Compartilhe: