ESTUDE NA UNIT
MENU

Pesquisa de alunos de Engenharia avaliam drenagem em vias de Olinda

Alunos de Engenharia da Unit-PE pesquisam o impacto da falta de drenagem na Avenida Presidente Kennedy, um dos principais corredores viários, e entorno devido ao acúmulo de água nas vias públicas

às 17h02
Compartilhe:

Alunos de Engenharia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) estão pesquisando a drenagem na Avenida Presidente Kennedy, um dos principais corredores viários de Olinda. Tradicionalmente, a via tem histórico de alagamentos, o que dificulta o trânsito, estabelecimentos e moradores. Principalmente, comunidades localizadas próximo a Peixinhos.

Eles analisam a estrutura, o fluxo da água e outros aspectos da avenida, que liga cinco bairros. Embora os alunos de engenharia não tenham conseguido ter acesso ao projeto de drenagem da Prefeitura de Olinda, para conhecer as iniciativas previstas, eles avaliam que a adoção de algumas medidas podem minimizar os impactos e melhorar o escoamento.

Entre as estratégias, elevar a altura da calçada, ampliar as bocas de lobo e instalar rampas de acessibilidade, além de propiciar mais infraestrutura à comunidade como calçamento de ruas. Também é necessário realizar um trabalho educativo com a comunidade com relação ao descarte de resíduos sólidos nas vias públicas, o que reduz o entupimento das saídas de água para a rede de esgoto. Pela análise em andamento, também se faz necessário pavimentar vias do entorno da Avenida Presidente Kennedy para melhorar o acesso da população.

Social

Mais que uma questão estrutural, a pesquisa – que integra o Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) – também está revelando o aspecto social como pano de fundo. Principalmente no trecho próximo a Peixinhos, onde há uma comunidade aparentemente desassistida de serviços básicos.

Os futuros profissionais da Engenharia também chegaram a observar iniciativas adotadas na Avenida Conde da Boa Vista para terem como parâmetro de drenagem e áreas também críticas como o Jardim Fragoso, onde há trechos com marca de água alcançando até metade da parede das casas.

Compartilhe: