O Governo Federal anunciou, nos últimos meses, duas medidas para injetar mais dinheiro na economia do país: a antecipação do 13º salário para beneficiários do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) e o saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) no valor de R$ 1 mil para trabalhadores que tenham saldo no fundo. O fato é que um dinheiro a mais no bolso é sempre bem-vindo, mas existe a dúvida: como fazer um planejamento para investir esses recursos com consciência, em algo que realmente valha a pena?
Especialistas em finanças são unânimes em apontar que, quando há o adiantamento do recebimento de algum recurso financeiro, o primeiro passo é evitar compras por impulso, além daquelas não planejadas, bem como o empréstimo desse recurso para amigos e familiares.
“Dentro da chamada educação financeira, o ideal seria a utilização desse dinheiro extra para a quitação de dívidas. Isso porque, os juros que são pagos em razão de uma dívida em aberto são pesados. Em segundo lugar, o mais indicado é priorizar a reserva de emergência, pois a gente precisa dessa cobertura contra imprevistos, os quais fazem parte da vida. Em terceiro lugar, seria pensar na aposentadoria. Esse planejamento de aposentadoria é essencial dentro desse modelo de vida que temos hoje”, destaca o economista e professor Josenito Oliveira, dos cursos de Administração da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).
O fato é que, mesmo se tratando de um dinheiro extra, é preciso ter cautela e saber muito bem onde irá empregar esse recurso, para assim evitar transtornos. A liberação do saque emergencial do FGTS por parte do Governo Federal tem como objetivo proporcionar um aporte financeiro às pessoas, em decorrência dos reflexos da pandemia de Covid-19. Dessa forma, foi permitido que os trabalhadores com valores retidos de até um salário mínimo pudessem retirar o benefício.
“Outra dica interessante para o uso do recurso para quem está endividado é verificar a abertura daqueles feirões de renegociação de dívidas, que geralmente proporcionam bons negócios para a quitação do débito. O saque emergencial do FGTS é uma verba interessante para negociar o pagamento à vista nesses feirões”, orienta o economista.
Quem tem direito ao saque do FGTS Emergencial 2022?
Um dos critérios para efetuar o saque do FGTS Emergencial 2022 é possuir saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A melhor maneira de identificar se tem direito ou não é por meio do aplicativo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal chamado “Meu FGTS” ou pelo próprio app “Caixa Tem”.
Em alguns casos, o recurso é disponibilizado automaticamente pela Caixa Econômica na conta bancária do trabalhador aberta na instituição financeira. Assim como em outros casos, o FGTS Emergencial 2022 tem saque máximo correspondente ao valor do salário mínimo em vigor.
Asscom | Grupo Tiradentes