ESTUDE NA UNIT
MENU

Saque aniversário do FGTS: saiba se vale a pena

O saque aniversário requer cautela porque quando poupado representa uma segurança financeira para o trabalhador demitido

às 21h04
Compartilhe:

Neste momento de dificuldade econômica e redução do poder de compra do trabalhador assalariado, qualquer dinheiro extra é bem-vindo. Na modalidade de saque aniversário do FGTS, disponibilizada pela Caixa Econômica Federal, o trabalhador pode sacar anualmente uma parte do valor do Fundo de Garantia. Especialistas apontam que o valor só deve ser sacado em caso de real necessidade porque pode acabar sendo problemático a longo prazo.

O saque-aniversário

Em geral, apenas os trabalhadores que comunicam a Caixa Econômica Federal que desejam essa modalidade de saque têm acesso ao dinheiro guardado. A solicitação do saque aniversário pode ser feita através do site da própria Caixa, pelo site do FGTS e também do aplicativo (compatível com Android e IOS). Caso contrário, o contribuinte seguirá normalmente incluso na modalidade de saque-rescisão, quando é demitido espontaneamente, ou seja, sem justa causa e têm direito de fazer o saque do valor total da conta, acrescido de 40% de multa sobre o valor guardado.

Economistas alertam que o saque-aniversário sem necessidade pode fazer falta futuramente, em caso de demissão espontânea, quando o trabalhador está na modalidade de saque aniversário, só é conferido o direito de retirada da multa de 40%. A recomendação é utilizar o valor para quitação de dívidas de extrema urgência.

Além disso, caso se arrependa, o trabalhador só retornará para a modalidade de saque-rescisão após 25 meses da solicitação, o que é visto como um ponto negativo.

Compartilhe: