ESTUDE NA UNIT
MENU

Resultados no intercâmbio são melhores para quem fala um segundo idioma

Aprender outro idioma aumenta as chances de um melhor aproveitamento acadêmico e em experiências de internacionalização, como as promovidas pelo Grupo Tiradentes

às 12h06
Em algumas carreiras, o conhecimento de um segundo idioma é essencial e a falta dele pode trazer grandes obstáculos
Em algumas carreiras, o conhecimento de um segundo idioma é essencial e a falta dele pode trazer grandes obstáculos
Compartilhe:

Toda língua estabelece fronteiras entre os povos e representa a identidade de uma nação. Os seres humanos possuem capacidade inata para aprender um novo idioma, e a busca por esse conhecimento vem ganhando cada vez mais importância na vida das pessoas. 

No mundo em que vivemos, a capacidade de se comunicar em outro idioma contribui tanto para a vida pessoal quanto profissional. Entre os benefícios pessoais está a ajuda a prevenir e retardar o processo de doenças cerebrais degenerativas, como o Alzheimer e outras demências, além da comunicação em viagens ao exterior. Já no campo profissional, ajuda a alavancar a carreira e dar destaque em meio a outros trabalhadores, sobremodo se estiver em busca de emprego ou uma oportunidade melhor.

Pensando em formar pessoas aptas ao novo mercado de trabalho, o Grupo Tiradentes implementou o Unit Idiomas, um programa voltado para professores, alunos e para a sociedade em geral. “O programa tem como foco o desenvolvimento dos docentes em sua carreira acadêmica e o melhor aproveitamento dos discentes durante sua formação. O mundo contemporâneo e globalizado exige um maior dinamismo e dominar uma ou mais línguas estrangeiras permite maior campo de atuação”, explica o professor Artur André Campos, coordenador do programa em Sergipe.

Aprender uma nova linguagem se torna importante, porque vai além dos benefícios da fluência, alcançando também competências interculturais que reconhecem o diferente e ampliam a diversidade. Novos horizontes trabalhistas e novas oportunidades também são alguns dos benefícios. O inglês, por exemplo, é considerado o idioma com o maior número de falantes, o que o caracteriza como sendo um idioma universal. Para os brasileiros, aprender idiomas como espanhol e italiano torna-se mais fácil por terem a mesma origem fonética e semelhanças gramaticais. 

O coordenador destaca que não saber falar inglês ou algum outro idioma, limita a experiência e o aprendizado gerados num programa de internacionalização, como o de Mobilidade Acadêmica. “É um obstáculo muito grande. A experiência de internacionalização só trará resultados relevantes caso o aluno conheça bem uma língua estrangeira, e de preferência, o inglês. Conviver com colegas em universidades fora do país traz um engrandecimento pessoal e acadêmico ímpar. Porém, não se comunicar adequadamente com professores e outros alunos restringe a experiência e limita muito o aprendizado”, argumenta.

Com a chegada do coronavírus, as relações virtuais foram intensificadas e o mercado de trabalho teve que se adaptar. O mundo está mais online que nunca e, segundo o coordenador ,a virtualização dos processos de trabalho “permite ao aluno arrumar um emprego nos Estados Unidos, Reino Unido, Eslovénia ou no Japão e trabalhar aqui” no Brasil, através do home office, mas para isso, ele “terá de dominar o idioma falado nesses países ou, pelo menos, o inglês”.

Para os alunos das instituições do Grupo Tiradentes, o Unit Idiomas permite, através do domínio das línguas estrangeiras, um entendimento mais profundo dos avanços científicos. “As maiores publicações científicas do mundo lançam as novas pesquisas, descobertas e ideias [redigidas] em inglês e espanhol, e é através desses idiomas que estamos conectados ao mundo da ciência”, pontuou Artur.

Além de gerar mais oportunidades no mercado e ascensão na carreira, aprender um novo idioma conecta as pessoas a diferentes culturas e experiências. Além disso, acrescentam-se ao Unit Idiomas outras iniciativas de internacionalização, como o Tiradentes Institute, em Boston (Estados Unidos), e as parcerias que as instituições de ensino do Grupo mantêm com mais de 80 universidades parceiras pelo mundo afora, permitindo a possibilidade de fazer a mobilidade acadêmica na modalidade outcoming

“O nosso aluno e egresso pode alcançar voos mais longos em suas carreiras e melhores oportunidades no mercado. E para a sociedade como um todo, ao aprender um novo idioma, abrem-se as portas a novas experiências culturais e sociais”, ressalta o coordenador

Unit Idiomas 

Diversos cursos são ofertados pelo Unit Idiomas, dentre eles os cursos regulares de Inglês, Francês e Espanhol; cursos acadêmicos como English for Engineering, English for HealthCare, English for Law, Preparatório para o exame de proficiência TOEFL e o Preparatório para o exame de proficiência Oxford TCC. 

Além de cursos específicos como o Travel English e o Business English; e os cursos instrumentais Inglês e Espanhol Acadêmico voltados para a pós-graduações Lato Sensu, e Stricto Sensu (mestrados e doutorados). Outras informações estão disponíveis em: www.unit.br/idiomas

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: