ESTUDE NA UNIT
MENU

Recife e Olinda estão entre as cidades mais antigas do país 

No dia 12 de março, elas completaram 487 e 489 anos, respectivamente

às 15h06
RECIFE | Foto: Brasil Tur
RECIFE | Foto: Brasil Tur
OLINDA | Foto: Quiron Turismo
Compartilhe:

O mês de março traz consigo um momento especial de celebração e tradição: o aniversário de Recife e Olinda, celebrado no último dia 12 de março. As cidades-irmãs, como são conhecidas, completam 487 e 489 anos, respectivamente, e são ligadas por laços históricos e culturais. 

Elas – que possuíram, em diferentes momentos históricos, o título de capital do estado de Pernambuco – estão entre as seis cidades mais antigas do país, sendo Recife a mais velha entre as capitais estaduais. Recife, a “Veneza brasileira”, revela sua história nas águas do Rio Capibaribe, onde pontes se entrelaçam com as memórias do passado. Seus bairros, como o Recife Antigo, preservam a arquitetura colonial, testemunhando séculos de transformação. 

Já Olinda, cidade histórica tombada pela UNESCO, eleva-se altiva pelas ladeiras, com suas igrejas barrocas e o famoso Carnaval, que exala a alegria irreverente do povo pernambucano, por meio dos bonecos gigantes, as fantasias exuberantes e as troças tradicionais que compõem um espetáculo. 

No entanto, apesar de dividirem a mesma data de aniversário, essas cidades não nasceram no mesmo dia. A data 12 de março foi convencionada por um grupo de historiadores em 1960, que definiram, a partir do documento “Foral de Olinda”, datado de 12 de março de 1537, esse dia como a fundação do Recife. Dois anos antes, em 12 de março de 1535, definiu-se como a data de fundação de Olinda. 

À medida que foram crescendo, essas cidades se desenvolveram independentemente, cada uma com sua identidade única. Ao celebrar seus aniversários, não apenas festeja-se o passar dos anos, mas também presta-se homenagem à riqueza cultural, à diversidade e à resiliência dessas cidades, que compartilham uma trajetória marcante na construção de Pernambuco.

Compartilhe: