ESTUDE NA UNIT
MENU

GAC-PE: há 27 anos apoiando crianças com câncer

Uma das mais importantes organizações sociais de Pernambuco sobrevive de doações

às 15h25
Imagem: instagram @gacpernambuco
Imagem: instagram @gacpernambuco
Compartilhe:

O Grupo de Ajuda à Criança Carente com Câncer (GAC-PE), fundado há 27 anos por Vera Morais, uma das médicas oncologistas pediátricas pioneiras em Pernambuco, é uma das instituições mais respeitadas do estado. Tem a missão de oferecer diagnóstico precoce e tratamento para o câncer infantojuvenil, além de prestar assistência necessária para as famílias dos pequenos pacientes. A organização sobrevive principalmente de doações, seja financeira, de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal, cabelo para confecção de perucas e até mesmo tampinhas de garrafa para reciclagem.

História

A história do GAC-PE está entrelaçada com a de Vera Morais, que também fundou o Serviço de OncoHematologia Pediátrica (CEONHPE), do Hospital Universitário Oswaldo Cruz. Ela iniciou um movimento com o apoio de outros profissionais de saúde, pais de pacientes, estudantes e professores da Universidade de Pernambuco (UPE) para a construção da instituição. 

Sensibilizados com a situação dos pacientes da oncologia pediátrica do hospital, formou-se uma rede de voluntários, que presta um importante serviço para essas crianças até hoje.

Uma das primeiras ações do GAC-PE foi a construção de um espaço de atendimento para os pacientes do CEONHPE. Em agosto de 2005, o prédio foi inaugurado, uma instalação moderna de sete andares que conta com ambulatório multidisciplinar, 10 enfermarias com três leitos cada, dois isolamentos reversos, uma central de quimioterapia, além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) com quatro leitos, totalizando capacidade de atendimento de 42 pacientes internados.

Atualmente, a instituição atende diariamente uma média de 71 pacientes ambulatoriais e 24 em situação de internamento.

Com o propósito de proporcionar assistência aos jovens em tratamento, o GAC-PE desenvolve projetos específicos de prevenção no diagnóstico precoce, buscando sempre manter a qualidade de vida das crianças, além das ações de assistência social. O Grupo conta ainda com serviços médicos, psicossociais, odontológicos, pedagógicos, entre outros. Graças a dezenas de voluntários e parceiros e do investimento das doações que a instituição recebe.

Visita da Unit-PE

No início de abril, Diogo Galvão, reitor do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), – que fica localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão -, visitou o local, juntamente com a coordenadora de Suporte Acadêmico, Daniele Gomes, e o coordenador de Marketing, Renato Plimer. O objetivo foi estreitar os laços entre as organizações. “Um dos nossos valores é a Responsabilidade Social e nessa nossa visita queremos identificar ações do Grupo que possam ser feitas durante todo ano, envolvendo nossos colaboradores, professores e alunos. Queremos aprofundar cada vez mais essa parceria”, explica Diogo.   

Grupo aceita todos os tipos de doações

A sede do GAC-PE, que fica localizada no bairro de Santo Amaro, dispõe de um Mercado do Bem, onde as famílias podem adquirir itens para a alimentação e higiene e é abastecido exclusivamente por doações. A instituição recebe cabelo para confecção de  perucas para aumentar a autoestima das crianças e jovens em tratamento. Para doar, pode ser qualquer tipo e cor de cabelo, desde que o comprimento mínimo seja de 30 centímetros e eles estejam limpos, secos e amarrados.

A organização também recebe tampas de plástico, através da campanha “Tampinhas Solidárias”, e ainda tampas de cosméticos, produtos de limpeza, remédios, canetas, garrafas PET ou mesmo margarina. O material é encaminhado para associações de catadores, onde é reutilizado ou reciclado e convertido em recursos financeiros para ajudar as crianças com câncer. Há pontos de coleta no Espaço Ciência, nas estações de metrô de Recife e Cajueiro Seco, na sede da CBTU e na própria sede do GAC-PE.

As doações de roupas, sejam elas masculinas, femininas ou infantis, além de brinquedos, acessórios e cosméticos são destinadas ao Bazar do GAC-PE, que acontece de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 12h e das 13h às 14h30, na ala de oncologia pediátrica do Hospital Oswaldo Cruz. Também é possível ajudar a instituição financeiramente, através de doações e até mesmo pelo Imposto de Renda. Em seu perfil no Instagram, o GAC-PE disponibiliza uma cartilha com um passo a passo de como doar alguma quantia ao declarar o Imposto de Renda, além de um link do WhatsApp para a realização de doações de alguma quantia em dinheiro.

O endereço do GAC-PE é Rua Arnóbio Marques, 310, Santo Amaro, Recife. Os telefones são (81) 3423-7636 e (81) 99962-0199. Também é possível entrar em contato através do e-mail gac@gac.org.br. Para encontrar a página do Instagram, basta procurar @gacpernambuco. O website da instituição é o  https://gac.org.br/.

Compartilhe: