No dia 28 de abril é celebrado o Dia da Educação. O Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão -, faz parte do Grupo Tiradentes, um dos maiores grupos educacionais do Nordeste, que está sempre buscando formas de oferecer educação de qualidade e isso pode ser confirmado pelas escolhas de metodologia.
Estímulo ao protagonismo do aluno e foco na aprendizagem e empregabilidade. A metodologia de ensino adotada pela Unit-PE visa uma abordagem na qual os estudantes desenvolvem competências por meio da realização de projetos, fazendo com que aprendam a solucionar problemas do mundo real de forma ativa e oferecendo ferramentas para que possam se tornar profissionais completos para o mercado de trabalho.
“A modelagem curricular com foco na Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) promove a aquisição de um conhecimento prático, alinhado às necessidades das empresas e, por conseguinte, muito mais atual. Os alunos aprendem com a mão na massa e têm a oportunidade de realizar projetos em equipe, desenvolvendo competências técnicas e relacionais. No mais, durante todo o curso, constroem portfólios de projetos, que agregam valor aos seus currículos e já os colocam em vantagem competitiva em qualquer processo seletivo, explica Diogo Galvão, reitor da Unit-PE.
Atualmente, os cursos de Administração, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia da Unit-PE já possuem grade curricular adaptada para essa nova forma de ensino e, até o momento, são 119 alunos e 25 professores que já experimentam os benefícios dessa reestruturação.
A aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é considerada uma das práticas mais eficazes do século XXI por aumentar a motivação dos estudantes em aprender e desenvolver habilidades colaborativas, desde o primeiro período da faculdade. Eles realizam trabalhos de pesquisa com o objetivo de acharem respostas para uma situação discutida em sala de aula. Essa pesquisa é prática e aprofundada e são estimulados o raciocínio lógico e a criatividade. “Não é aquela relação passiva, em que o professor fica falando e o estudante só escutando e estudando esse processo. Acreditamos que devemos trabalhar com o que precisamos: conteúdo, técnica e prática, para fazer com que os alunos se tornem protagonistas e se desenvolvam profissionalmente”, explica Ivanacha Carneiro, coordenadora de suporte acadêmico.
Assim, além de conhecer os conteúdos necessários, os alunos têm um contato direto com o campo, vivenciado as experiências que o mercado de trabalho proporciona. “Quando o aprendizado é significativo, através de projetos que façam de fato sentido, é muito mais fácil irmos agregando isso em nossa prática”, afirma Ana Noriko, coordenadora do curso de Psicologia.
O formato das salas de aulas, que ganhou ambientes mais amplos e nova distribuição de mesas, também foi pensado de forma específica para o projeto, visando um processo de ensino-aprendizagem mais proveitoso. Além disso, para contar com empreendimentos cada vez mais dentro da instituição, a Unit-PE também oferece o Escritório de Empresas, que será usado para estreitar relações entre cursos e parceiros. Idealizado em agosto de 2023, o escritório atua na intermediação de demandas para o desenvolvimento de projetos pelos alunos dos cursos ligados ao modelo.
Um dos focos do programa é contribuir para o alcance das metas e objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, instituída pelas Nações Unidas para promover a melhoria de indicadores e políticas públicas e qualidade de vida em todos os países.