ESTUDE NA UNIT
MENU

Quais os benefícios da soja para o organismo?

Pode ser consumida em grãos ou em alimentos que a utilizam como base

às 12h16
Compartilhe:

Uma semente bem conhecida na dieta de vegetarianos e veganos é a soja, isso porque possui proteínas de alta qualidade e pode substituir as de origem animal. Mas, além disso, a soja é uma ótima aliada da alimentação por sua versatilidade – pode ser consumida em grãos ou em alimentos que a utilizam como base, por exemplo, farinhas, bebidas e molhos – e uma série de benefícios para o funcionamento do corpo e manutenção da saúde.

A soja é rica em vitaminas, como A e C, e minerais, como cálcio e fósforo. Esses componentes fazem com que o alimento tenha a capacidade de fortalecer a pele e cabelos porque estimula a produção de ácido hialurônico e colágeno, além de beneficiar a saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose. O nosso coração também é beneficiado pela semente porque apresenta antioxidantes, fibras e saponinas em sua composição, que possibilitam a diminuição dos triglicerídeos, colesterol total e LDL, assim, previne o surgimento de doenças cardiovasculares.

O alimento pode ser incluído, também, nas dietas de quem deseja perder peso pois tem uma grande quantidade de proteínas e fibras solúveis, que aumentam a sensação de saciedade e auxiliam na digestão, além de proporcionar o controle dos níveis de açúcar no sangue.

Por fim, é possível amenizar os sintomas da TPM e da menopausa através do consumo da soja, como a irritabilidade e o calor excessivo. A isoflavona é um composto que tem tanto a atividade quanto a estrutura parecidas com o estrogênio, por isso, pode ajudar a regular os níveis dele no organismo. Mas é importante ressaltar que, assim como qualquer outro alimento, a soja em excesso pode fazer mal, por isso é importante consultar um nutricionista.

Compartilhe: