MENU

Plano de Prevenção ao Contágio da Covid-19 é reforçado no retorno às aulas

Medidas atendem à legislação e buscam garantir melhor condição possível para cuidar da saúde e segurança dos alunos e colaboradores do Grupo Tiradentes

às 16h16
Entre as medidas de prevenção e controle contra a Covid-19, estão o uso de máscara, o distanciamento e a higienização das mãos e dos ambientes (Divulgação/Grupo Tiradentes)
Entre as medidas de prevenção e controle contra a Covid-19, estão o uso de máscara, o distanciamento e a higienização das mãos e dos ambientes (Divulgação/Grupo Tiradentes)
Compartilhe:

O retorno às aulas presenciais das unidades de ensino do Grupo Tiradentes  (Unit Sergipe, Unit Alagoas, Unit Pernambuco, Faculdade São Luís de França, Fits Piedade e Fits Goiana) segue um rigoroso esquema de segurança e saúde, reforçado com o Plano de Prevenção ao Contágio da Covid-19. Entre as medidas e procedimentos que reforçam os cuidados para com os alunos e colaboradores, estão a obrigatoriedade do uso de máscara e o preenchimento do app Volta ao Campus.

“Para ter acesso aos campi, todos que frequentam os espaços universitários precisam, no momento de acesso na Portaria, assinalar dados sobre sintomas gripais e mostrar na tela do celular a autorização para esse acesso”, explica o gerente do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) do Grupo Tiradentes, Carlson Souza.

As medidas atendem a legislação, trazendo protocolos sanitários dos estados onde funcionam as unidades, assim como uma equipe de profissionais amplamente vacinados contra o coronavírus, que se soma ao conhecimento técnico e científico de referência internacional.

“Orientamos que os alunos cheguem no campus já portando máscara e que tragam também mais algumas para a troca (visto que cada máscara possui utilidade de no máximo 4 horas). Além disso, estimulamos diariamente que os alunos e colaboradores tenham uma rotina de higienização, lavando suas mãos frequentemente com água e sabão, especialmente após aplicação de atividades e, também, antes e depois do lanche”, ressalta o gerente do Sesmt.

Disponibilizados no espaço físico

Todas as unidades do Grupo Tiradentes disponibilizam, em seus espaços físicos, álcool-gel 70% em diversos locais nos campi para uso de colaboradores e alunos. “Nos banheiros, estamos disponibilizando sabonete líquido e papel toalha; Higienizando, também, todos os espaços do campus a cada mudança de turno com itens de limpeza comuns e efetivos, priorizando produtos neutros para não prejudicar alunos com problemas respiratórios”, pontua Carlson Souza.

Nos campi, cada setor passa por limpeza das superfícies, com detergente neutro, seguida de desinfecção (álcool 70% ou hipoclorito de sódio); Corrimãos, maçanetas, torneiras e outros pontos críticos de contato são higienizados frequentemente ao longo do dia.

De acordo com as orientações contidas no documento que trata do Plano de Prevenção ao Contágio da Covid-19, o Sesmt  reforça que foi restrito o uso de bebedouros nos ambientes dos campi, deixando apenas torneiras para encher garrafinhas de água de uso individual; Todos os que atuarão presencialmente nos campi do GT deverão trazer suas próprias garrafinhas de água e copos para consumo pessoal, inclusive colaboradores.

Presencialidade das gestantes

“A presencialidade de alunas gestantes nas aulas, nos espaços físicos do Grupo Tiradentes ou dos parceiros externos, estará liberada após cumprimentos do protocolo interno. A aluna deverá entrar em contato com a Coordenação de curso para orientação’, orienta o gerente Carlson Souza.

Aluno com suspeita ou confirmação de covid-19

Para garantir a segurança de todos, inclusive dos próprios estudantes, o aluno não poderá frequentar presencialmente o campus com sintomas. A orientação é de que busque atendimento médico e que apresente o atestado médico no Departamento de Assuntos Acadêmicos e Financeiros (DAAF). No quinto dia de sintomas, é necessário fazer o teste para a Covid-19. 

Em caso de suspeita ou confirmação de infecção com a Covid-19, o aluno deverá comunicar imediatamente à Coordenação de Curso, para adoção dos procedimentos aplicáveis conforme legislação vigente. Para fins de controle estatístico, os alunos confirmados com a Covid-19 deverão preencher e anexar o resultado do teste neste formulário. 

Informações importantes

Nos casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, os cuidados com higienização dos ambientes de ensino são duplicados a cada mudança de turno. “Em regra geral, as aulas da turma do aluno ou profissional infectado não serão suspensas, visto que, com o uso correto da máscara e cumprimento dos protocolos de higiene e segurança nos ambientes do campus, o risco de contágio é minimizado e somente se faz necessário isolarmos o aluno e/ou profissional infectado”, informa Carlson.

Para fins de adoção dos protocolos de vigilância, rastreamento, isolamento, monitoramento de contatos e quarentena, as unidades do Grupo Tiradentes definem como contactante (ou contato próximo) a pessoa que: 

  • Esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado sem ambos utilizarem máscara facial ou utilizarem de forma incorreta.
  • Teve um contato físico direto (p. ex.: apertando as mãos) com um caso confirmado.
  • É profissional de saúde que prestou assistência em saúde ao caso de covid-19 sem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), conforme preconizado, ou com EPI danificados.
  • Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente (dormitórios, creche, alojamento, dentre outros) de um caso confirmado.

Confira aqui o Plano de Prevenção ao Contágio da Covid-19 no Grupo Tiradentes

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: