ESTUDE NA UNIT
MENU

Covid-19: veja orientações do Inep para prevenção durante exames nacionais

Candidatos que descumprirem os protocolos de prevenção durante os exames, incluindo o uso de máscaras, poderão ser eliminados sem direito à reaplicação de provas

às 16h01
Compartilhe:

É obrigatório usar máscaras cobrindo boca e nariz, desde a entrada até a saída do local de provas. Cada local terá álcool em gel disponível para todos, mas cada pessoa pode levar o seu próprio frasco. Essas são algumas das orientações sobre os procedimentos de segurança contra a Covid-19, que deverão ser adotados por aqueles que participarem dos exames aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a exemplo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021).

As orientações divulgadas pelo instituto estão disponíveis pelo site do Inep, no documento “Orientações gerais de prevenção à Covid-19”. Elas também apontam que os participantes com transtorno do espectro autista, deficiência intelectual ou sensorial não serão obrigados a usar máscara. E que só será permitido retirar a máscara por um breve momento, apenas para o candidato beber água e alimentar-se durante a aplicação das provas.

Também é recomendado que cada participante leve sua própria garrafa de água, que não precisa ser transparente. Além desses cuidados, todos deverão manter a distância de 1,5 metro antes e durante a aplicação das provas, como na ida ao banheiro, nos corredores, na fila para entrar nas salas etc. Será permitido ao participante realizar as provas com luva transparente ou semitransparente. 

Chegada antecipada 

O candidato deverá chegar ao local de prova com uma hora de antecedência, para facilitar a entrada com respeito ao distanciamento social. No momento de identificação do candidato, antes de entrar na sala de provas, o fiscal dos exames pedirá que ele retire a máscara, para conferir a fisionomia do inscrito e a sua foto no documento pessoal.

O Inep informa, ainda, que as provas estarão protegidas em envelopes plásticos e sem contato humano, por um período mínimo de três meses anteriores à aplicação do exame. Em caso de descumprimento das obrigações de prevenção à Covid-19 ou de infração diante das orientações da equipe de aplicação, o participante será eliminado sem direito à reaplicação da prova. Por isso, é importante todos estarem atentos a essas recomendações, conforme alerta o Inep.

Asscom | Grupo Tiradentes 

Compartilhe: