ESTUDE NA UNIT
MENU

Palestras movimentam encontro de Biomedicina

O encontro também apresentou dois temas de fundamental importância para os futuros médicos: a flebotomia e ELISA

às 19h17
Com uma programação voltada ao conhecimento e a capacitação, estudantes de Biomedicina, tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo a experiência profissional de quem já atua no mercado
Compartilhe:

Com uma programação voltada ao conhecimento e a capacitação, estudantes da graduação em Biomedicina, da UNIT, tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo a experiência profissional de quem já atua no mercado, e de dois temas de fundamental importância para os futuros biomédicos.

Com o tema Experiência no Hemope na implantação do NAT, a pesquisadora do hemocentro, Dra. Ana Cristina Bezerra, detalhou a técnica de exames que utiliza ácidos nucleicos para a positividade dos vírus HIV1 e da hepatite.

Este tipo de teste utiliza uma plataforma automatizada com grande capacidade de processamento que permite analisar, ao mesmo tempo, até 552 bolsas de sangue por rotina, com alta rastreabilidade e sensibilidade para detecção do HIV (Aids) e HCV (vírus da hepatite C).

Complementando o programa da IV Jornada de Biomedicina, a professora Mariana Donato, ministrou palestra sobre flebotomia (técnica para remoção de sangue e inserção de cateter, também conhecida como punção venosa), e ELISA, ou Enzyme-linked Immunosorbent Assay, que em português equivale a Ensaio Imunoenzimático.

O ELISA é considerado um dos métodos imunológicos mãos utilizados para quantificar a concentração de antígenos e anticorpos, por apresentar sensibilidade e especificidade.

O encerramento ficou por conta do Dr. Glauco Wilcox, que abordou A importância do HLA no transplante de órgãos, sobre o exame que mede a compatibilidade entre doadores e receptores de órgãos.

Compartilhe: