MENU

Aluna de Odonto realiza sonho de estudar fora do Brasil

Hana Marques vivenciou seis meses na Universidades Anáhuac, no México. Foram três meses presencial e outros três no formato on-line

às 20h49
Compartilhe:

Estudar fora do Brasil é uma oportunidade que muitos estudantes desejam realizar. Afinal, adquirir conhecimentos interculturais, através de experiências em outro país, agrega bastante na vida profissional e na pessoal. Hana Marques, aluna de odonto do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE), conseguiu realizar esse sonho. Devido ao desejo de estudar fora, Hana começou a pesquisar editais de faculdades de outros países. Inicialmente, o desejo era ir aos Estados Unidos. Mas, ao pesquisar mais a fundo, a estudante acabou se deparando com a Red de Universidades Anáhuac, em Mérida, no México, e acabou se encantando pelo local.

“Decidi que seria aquela faculdade que eu queria ir. Então, comecei a olhar no edital o que precisava.  Corri para ver se meu barema daria pra entrar, já que, para alunos que estão querendo fazer intercâmbio, é muito importante ter um barema bom. Fui aprovada com uma bolsa de R$5000.00 para ajudar nos custos durante 6 meses”, contou Hana.

O intercâmbio em Odontologia Clínica e Teórica durou seis meses – sendo três deles de forma presencial e três no formato on-line, devido à pandemia da Covid-19. Essa vivência deu à aluna de odonto a oportunidade de aprender técnicas nunca vistas antes de forma prática: “Aprendi a utilizar vários equipamentos que, aqui no Brasil, não tinha utilizado para meu curso. Aprendi a fazer canal em dentes molares que, aqui, não é permitido em graduação. Aprendi também várias patologias em clínicas”, declarou a estudante.

Suporte

A Universidade Anáhuac oferece, ainda, total suporte aos intercambistas, promovendo congressos, aulas de simulação clínica e prática clínica. Além da experiência estudantil e profissional, o intercâmbio foi muito positivo para conhecer novas pessoas e outras culturas. “Foi literalmente um intercâmbio recheado de cultura e de conhecimento. Conheci pessoas do mundo inteiro e podemos nos conectar com todos. E cada um pôde apresentar um pouco do seu conhecimento. Recomendo que os alunos que puderem fazer um intercâmbio e tenham possibilidade, o México é incrível e a universidade também!”, ressaltou Hana.

Atualmente, Hana está estagiando em duas clínicas particulares da Unit-PE e também no Hospital da Restauração. Para o futuro, ela pretende estudar para fazer residência e concurso público. “Já estou quase na reta final do curso, então é muita coisa ao mesmo tempo. É importante ter um currículo bom, estudar… principalmente quem é da área de saúde, que nunca para de estudar”, finalizou. 

Compartilhe: