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O que um Gerente de Projetos faz? Conheça a profissão

O Gerente de Projetos é responsável por planejar e coordenar projetos, monitorando indicadores, recursos humanos, financeiros e materiais.

às 20h31
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Em alta nos dias atuais, o profissional tem conquistado espaço nas empresas

O mercado de trabalho está sempre se atualizando e mudando de acordo com vários fatores. Novas demandas fazem com que surjam novos campos e profissões. Hoje vamos falar sobre o Gerente de Projetos. Mas, o que ele faz e como esse profissional se destaca?

Planeja e acompanha

O Gerente de Projetos é responsável por planejar e coordenar projetos de empresas, órgãos públicos, entidades de classe, companhias e associações, garantindo que o planejamento seja seguido e monitorando todos os fatores envolvidos, como custo, prazo e forma de execução. Também é de sua responsabilidade monitorar indicadores, adquirir recursos humanos, financeiros e materiais, gerenciar crises, manter a comunicação e fazer avaliações. 

A profissão é, de acordo com o PMI – Project Management Institute, entidade internacional que é referência em gestão de projetos -, agente de mudança que inspira propósito nas pessoas. O gerente de projetos irá construir toda a base de uma ideia, tornando-a viável, segura e com perspectiva de criar, melhorar e organizar. 

Como se especializar?

Não existe uma formação específica para Gerência de projetos, mas sim, cursos e certificações para se especializar na área. Profissionais dos cursos de administração, tecnologia, finanças e engenharia, por exemplo, podem se tornar um gerente de projetos. É interessante também fazer um MBA ou tirar o título PMP – ele nomeia trabalhadores com conhecimento e prática em gerir, através de provas e requisições de documentos.

De acordo com a Catho, empresa de tecnologia de empresas, 32% dos profissionais têm MBA, 18% graduação em Administração e 41% têm inglês avançado. Por isso, quanto mais conhecimento melhor.

Para quem se identifica com liderança – ser responsável, coordenar uma equipe e desenvolver ideias; comunicação – transmissão de mensagens para toda uma empresa; negociação – convencer um time, patrocinadores e clientes na hora de melhor organizar um projeto, e, conhecimento em gestão – por meio de treinamentos, experiências e cursos, a profissão pode ser a ideal, com oportunidade de crescimento e inserção no mercado de trabalho atualizado.

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