ESTUDE NA UNIT
MENU

O espaço profissional da Pedagogia empresarial

Também chamada de educação corporativa, a área empresarial é um importante campo de atuação para os profissionais de Pedagogia

às 23h21
Compartilhe:

A necessidade de requalificação profissional é uma constante em qualquer carreira. Dentro de empresas, ela faz parte da rotina promover cursos de aperfeiçoamento e atualização para os funcionários, seja para prepará-los para novos patamares dentro do organograma ou para se adaptar a novos sistemas e tecnologias de gestão. Nestes momentos, o pedagogo ou pedagoga pode ser acionado para a função de aprimoramento do time.

Este profissional, dotado de conhecimentos técnicos voltados ao ensino e a aprendizagem, aplicará seus métodos e habilidades de forma adaptada ao mundo empresarial. Sua formação pedagógica será amplamente útil à realização de projetos de desenvolvimento profissional. A Pedagogia Empresarial nada mais é do que a atuação do Pedagogo inserida neste ambiente de trabalho corporativo.

O profissional de Pedagogia é uma peça fundamental para empresas que investem no desenvolvimento de seus colaboradores. Familiarizado com as causas da aprendizagem numa sala de aula, com os métodos educacionais, principalmente para crianças, também é capaz de desenvolver, fora do ambiente escolar, métodos de ensino para uma aprendizagem eficaz para diferentes idades e posições sociais. 

Vantagens 

Atuando diretamente com empresas, a pedagogia é aplicada também para análise do comportamento do empregado e do empregador. Tudo para auxiliar estes profissionais na melhoria dos resultados pessoais e corporativos. É mais um espaço importante no mercado, que abre possibilidades para os graduados em Pedagogia, seja na Licenciatura ou no Bacharelado.

Para as empresas, ela também representa um ganho. Em virtude da dificuldade de recrutamento para determinadas vagas, é possível preparar seus quadros internos de forma estratégica para ocupar um cargo ou função vaga, e de forma mais célere. O trabalho pedagógico também pode ser utilizado na avaliação de desempenho posterior a uma eventual realocação de cargo.

A presença do pedagogo dentro da empresa pode ocorrer de forma constante, sendo ele mais um funcionário contratado, ou ainda, na forma de consultoria, que pode ser acionada quando necessário. Independentemente do formato, geralmente estará vinculada a programas de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) do setor de Gestão de Recursos Humanos.

A pedagogia empresarial é geralmente denominada de educação corporativa, quando ocorre de forma institucionalizada dentro da cultura de aprendizagem contínua de um grupo corporativo. A competitividade sempre vigente no mercado força empresas sérias a investir de forma permanente em T&D, garantindo o desenvolvimento de seus funcionários. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: