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Saiba mais sobre o treinamento e o desenvolvimento de pessoas

Investir em conhecimento e atualização profissional, com cursos e treinamentos voltados ao desenvolvimento do colaborador, traz retorno para as empresas

às 13h20
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O Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T & D) é uma das habilidades dos Gestores em Recursos Humanos. Se novas competências são necessárias para o crescimento da organização, mas não há interesse ou não é o momento de novas contratações, investir em educação e formação para incrementá-las entre os profissionais da casa pode ser a solução.

Com este desafio à frente, é necessário identificar as lacunas existentes e planejar um programa de treinamento, algo pontual, de curto prazo. Posteriormente, um plano de desenvolvimento, com ações de longo prazo, irá auxiliar o funcionário no seu crescimento profissional a partir das suas dificuldades ou fraquezas. 

A aprendizagem ocorre em nível individual, mas o efeito deverá ser sentido coletivamente. O investimento trará retorno na eficiência e entregas do trabalho. Ao proporcionar o crescimento pessoal e profissional do seu time, a empresa cria uma vantagem competitiva no mercado. Ter colaboradores buscando por inovação é uma chance de alavancar modelos de negócio

Trata-se de um processo de grande potência, tanto para os envolvidos diretamente, incluso aí o profissional de RH que lidera o processo, quanto para a empresa. É importante, contudo, que os participantes sintam-se engajados com a proposta e queiram participar consensualmente e não de forma imposta pela liderança. 

Desenvolvimento organizacional

Os programas de desenvolvimento de uma empresa devem ser voltados para gerar mudanças, deixando as coisas diferentes ao final do processo, e isso se refletirá no bem da empresa. É importante ter planejamento para investir em treinamentos e cursos de forma constante, para acompanhar o ritmo das transformações externas. 

Com as constantes e rápidas mudanças no mercado, a crescente competitividade é inevitável para uma gestão investir em educação, formação e desenvolvimento pessoal, sob o risco de sofrer com a desatualização do seu efetivo. É preciso se antecipar às situações e não apenas reagir às necessidades impostas pelos novos conhecimentos. 

Avaliar o desempenho dos colaboradores ajuda a identificar as áreas que necessitam serem treinadas. Mas não apenas os colaboradores podem aprender, a empresa também adquire competências para se adaptar às mudanças e inovações do contexto em que ela está inserida. 

Processos de T & D vem ser um pensamento estratégico e integrado à cultura organizacional. É necessário investir constantemente para treinar, motivar e manter os colaboradores engajados e felizes com o ambiente de trabalho e assim eles serão os maiores promotores da empresa na imagem externa que a empresa possui.

Habilidades interpessoais

Cada vez mais a área de gestão de pessoas aposta em treinamentos de habilidades interpessoais, incluindo aqueles voltados ao crescimento pessoal no escopo dos cursos internos. Autoconhecimento, inteligência emocional e empatia são temas atualmente valorizados nas empresas, que buscam empoderar seu time para a busca de soluções de problemas corporativos. 

Estas áreas proporcionam ganho de qualidade nos relacionamentos e no trabalho em equipe. A partir do desenvolvimento da autogestão é possível trabalhar competências como a gestão das emoções, a adaptabilidade, orientação para realização e crescimento, e a consciência organizacional, entre outras que vão impactar na melhoria das relações de trabalho. 

Com as transformações pelas quais o mundo do trabalho está passando, as empresas que se preocupam com o futuro mantém uma gestão mais voltada para as pessoas, e não apenas para os resultados. Os colaboradores são a chave do sucesso para a sua empresa e por isso mesmo devem ser alvo de constante investimento, assim sendo possível desenvolver equipes de alta performance.  

Asscom | Grupo Tiradentes

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