ESTUDE NA UNIT
MENU

Pedagogia: Licenciatura ou Bacharelado?

Escolha tem a ver com afinidades, mas ambas as modalidades tem o mesmo foco: a educação

às 17h28
Compartilhe:

Atuar com a educação é mais que uma profissão, é um verdadeiro propósito de vida. E no curso superior de Pedagogia, o estudante tem duas opções de graduação em nível superior. As modalidades de Licenciatura e de Bacharelado têm, cada uma, a sua especificidade, mas em ambas a base é a mesma: proporcionar e facilitar o conhecimento.

A Licenciatura está ligada no seu dia-a-dia com o ensino, tendo como finalidade formar professores para escolas e creches, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, ou seja, até o 5º ano. Mas além da sala de aula, o profissional formado na modalidade Bacharelado se prepara para atuar no setor educacional, mas não necessariamente no ambiente escolar

A área pedagógica é ampla e possibilita diferentes atuações ao profissional que se forma em Pedagogia no ensino superior. Diante disso, como escolher entre Pedagogia Licenciatura ou Bacharelado? É uma questão basicamente de anseio pessoal. Se o objetivo é dar aula, a licenciatura é o caminho, pois é voltada para a formação de docentes, ou seja, os professores dos ensinos Fundamental e Médio, independentemente do curso de graduação superior. 

Licenciatura 

Na área da Pedagogia, quem cursa Licenciatura pode atuar como professor e participa ativamente no ensino, aprendizagem e alfabetização de crianças, jovens e adultos. Para quem deseja seguir a carreira, o Grupo Tiradentes oferece a graduação no braço de Ensino à Distância da Universidade Tiradentes (Unit EaD). Na formação, o currículo possui a mesma base teórica do bacharelado, tendo algumas disciplinas específicas voltadas para o ensino. 

No Brasil, são cerca de 2,6 milhões de professores, o que representa 1,2% da população do país. Desse total, 2,2 milhões atuam na educação básica, sendo 1,7 milhão presente na rede pública de ensino. Apenas 397 mil trabalham no ensino superior, sendo 214 mil em universidades privadas. O salário inicial, de acordo com o piso salarial da categoria, atualmente é de R$ 2.886,24. Os dados são do Censo Escolar do MEC, tanto do Ensino Superior (de 2018) quanto da Educação Básica (2019). 

Bacharelado

Mas se o seu interesse pela educação não o direciona necessariamente para a sala de aula, o Bacharelado em Pedagogia é o mais indicado. Esta formação possibilita o trabalho em diversos ramos desta área do conhecimento. As possibilidades de colocação profissional são muitas, indo desde a gestão escolar ao ensino em ambientes não escolares.

Pedagogos estão presentes dentro de empresas, em Organizações Não Governamentais (ONGs) ou em assessorias pedagógicas, no papel de educador ou coordenador em diferentes âmbitos, inclusive dentro de unidades hospitalares e de privação de liberdade. Os bacharéis preparam o estudante para levar a educação aos mais diferentes segmentos empregatícios da sociedade, geralmente na função de facilitador do aprendizado nestes diferentes contextos.  

Os cursos de bacharelado têm o objetivo de preparar o aluno para atuar de forma prática no mercado de trabalho. Isso significa que os conhecimentos técnicos e acadêmicos obtidos na graduação permitirão a você ser contratado por uma empresa,  participar de concursos, atuar como profissional liberal ou ter o seu próprio negócio e tornar-se um empresário na sua área.

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: