O dia 27 de agosto marca a comemoração do Dia do Psicólogo, graças à regulamentação da Psicologia como ciência e profissão no Brasil, no ano de 1962. Mesmo tendo começado a se desenvolver no século XIX, o campo de estudo chegou no Brasil apenas no início do século XX. Atualmente, o país conta com quase 300 mil estudantes da área, representando um aumento de mais de 112% em relação a 2010. Quanto aos profissionais, o Conselho Federal de Psicologia aponta que mais de 540 mil psicólogos atuam no Brasil.
Surgimento da Psicologia
As origens do que se conhece como Psicologia hoje vêm da Filosofia da Grécia Antiga. O próprio nome da ciência vem do grego “psyché”, que significa alma, e “logos”, que quer dizer estudo. A principal contribuição da época vem do médico grego Alcmeão de Crotona, que analisou aspectos da mente como a imaginação, a memória e o pensamento. Aristóteles, Platão e, mais tarde, René Descartes também contribuíram para a construção do que se entende por Psicologia hoje em dia.
No século XIX, os estudos sobre a mente tomaram maiores proporções, na Alemanha, principalmente com o médico e filósofo Wilhelm Wundt, que abriu a primeira escola de Psicologia. Ao longo dos anos, o campo foi se expandindo, inclusive para outros países, como os Estados Unidos. As pesquisas acerca do funcionamento do cérebro também impulsionaram o desenvolvimento da Psicologia, inclusive com a participação do médico neurologista austríaco Sigmund Freud, considerado o pai da Psicanálise.
Importância da profissão
Mesmo depois de séculos de pesquisas e de desenvolvimentos, a Psicologia ainda é considerada uma ciência relativamente nova. Mesmo assim, os profissionais da área são de extrema importância, e têm sido cada vez mais requisitados e valorizados. Os psicólogos ajudam a promover o bem-estar mental dos pacientes, que representa um dos pilares do conceito de saúde da OMS (Organização Mundial da Saúde). “Psicoterapias de um modo geral visam promover a saúde mental entendendo seu impacto na saúde física e qualidade de vida da pessoa em sofrimento”, aponta Célia Guedes, professora de Psicologia da Unit-PE.
Psicologia na Unit-PE
Em 2024, o curso de Psicologia do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) – localizado na Imbiribeira, ao lado do Geraldão – foi avaliado pelo Ministério da Educação (MEC) com o conceito 5, nota máxima para um curso superior. Os principais critérios para essa avaliação foram o desempenho dos estudantes, a infraestrutura do centro, os recursos didático-pedagógicos e o corpo docente, coordenado pela psicóloga e professora Ana Noriko. Para celebrar a classificação, a Unit-PE promove uma série de palestras sobre esse campo de estudo. A programação teve início no dia 16 de agosto e vai até o dia 28. O evento é organizado pela coordenação da graduação, em parceria com a Liga Acadêmica de Psicologia (LAPSI).
A última roda de conversa será sobre o compromisso social da Psicologia, com Ana Bock, presidente do Instituto Silvia Lane Psicologia e Compromisso Social, e Marcos Paulo dos Santos, Conselheiro Titular do Conselho Regional de Psicologia. O encontro acontece no dia 28 de agosto, às 19h, no auditório da Unit-PE. As inscrições podem ser feitas neste link.