ESTUDE NA UNIT
MENU

México é o país com mais parceiros do Grupo Tiradentes

Oito universidades mexicanas, entre públicas e particulares, mantêm relações de parceria com o Grupo e são conhecidas por buscarem a formação integral do aluno

às 18h03
Um dos campi da Universidad Anáhuac Mayab, em Mérida
Campus-sede da Universidad de Guadalajara (UdeG)
Compartilhe:

Em nossa viagem pelas faculdades e universidades que trocam seus conhecimentos com o Grupo Tiradentes pelo mundo afora, chegamos ao México, país que guarda muitas semelhanças com o Brasil, a exemplo do calor humano de seu povo e do potencial econômico, e que tem o maior número de instituições parceiras. Ao todo, são oito, que oferecem possibilidades de intercâmbio, mobilidade acadêmica (presencial ou virtual) e pesquisa, entre outras modalidades de parceria. 

Para participar destas parcerias, o aluno interessado deve ingressar no Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional (ProMAI), cujo edital é reaberto a cada semestre. Primeiro, ele deve consultar o site da instituição parceira para conhecer melhor o local, o perfil dela e os cursos que são ofertados. Em seguida, ele deve procurar a Diretoria de Relações Internacionais de sua unidade, para buscar orientações. Só é ofertada a possibilidade de mobilidade para os cursos em comum e eles variam entre as instituições.

Lembramos que as dúvidas e informações sobre mobilidade acadêmica estão disponíveis no site de Relações Internacionais do Grupo Tiradentes, e podem ser esclarecidas pelo e-mail international@unit.br

Conheça agora as universidades mexicanas que são parceiras do Grupo Tiradentes:

Universidad Anáhuac Mayab

Criada em 1984, a Anáhuac Mayab pertence à rede de universidades Anáhuac, administrada pela congregação católica Legionários de Cristo e está entre as principais instituições de ensino do México. Ela fica em Mérida, que é capital do estado de Yucatán (sudeste mexicano) e foi construída acima de uma cidade maia. Dotada com 31 cursos de graduação, 11 mestrados, três doutorados e mais de 60 laboratórios, a Mayab conta com uma infraestrutura moderna para atender às exigências de excelência acadêmica em todos os cursos ofertados. Alguns dos pilares educacionais da instituição são uma visão humana e social da profissão, uma sólida formação moral e capacidade de influência e liderança. 

Universidad Autónoma del Estado de México

O antigo Instituto Literario del Estado de México foi fundado em 1828 e elevado à categoria de universidade autônoma em 1956, tendo implementado os primeiros cursos superiores no estado do México, o mais populoso do país. Hoje, com 176 cursos de graduação e 103 de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado), a Uaemex procura estar em constante renovação para atender às exigências dos alunos nacionais e internacionais. Além disso oferece, além de aulas e pesquisa, opções de extensão, projetos artísticos e esportes, incluindo diversas opções de esportes radicais. Sua sede é em Toluca, capital do estado, a 64 quilômetros da Cidade do México. 

Universidad de Guadalajara

Situada em Guadalajara, segunda maior cidade do país e famosa por ter sido a concentração da Seleção Brasileira de Futebol na Copa de 1970, a universidade foi inaugurada oficialmente em 1792, ainda sob administração do Reino da Espanha. Após a guerra de independência do México (1810-1821), ela passou por uma série de mudanças e encerramentos, até ser definitivamente reinaugurada em 1925. Entre seus egressos, estão importantes personalidades da história, da educação e da política mexicana. Hoje, a UdeG opera como uma rede universitária pública, em que os centros têm bastante autonomia e uma estrutura com 15 centros, todos no estado de Jalisco. Seu lema é “Pensa e Trabalha”, o que já mostra o seu compromisso com a pesquisa e a visão da universidade como agente transformador da sociedade.

Universidad de Monterrey

A Universidad de Monterrey é uma instituição privada e de orientação católica, fundada e reconhecida em 1969. Desde então, segue 14 valores como respeito, liberdade, dignidade e responsabilidade social. Seu campus conta com residência, cafeteria e áreas esportivas, e fica na cidade de Monterrey, uma das maiores e mais modernas do México, próxima à fronteira com os Estados Unidos. A pesquisa, a extensão e a docência são pilares da Udem, que promove pesquisas inovadoras e está voltada à formação integral do estudante. É um excelente destino para quem quer investir em uma carreira acadêmica.

Universidad Intercontinental

Fundada em 1976, a partir de um antigo seminário, a Universidad Intercontinental é uma instituição privada católica que busca encontrar soluções às demandas da sociedade e formar líderes íntegros e comprometidos com a liberdade. É localizada na capital do país, Cidade do México, uma das maiores cidades do mundo, onde a cultura mexicana é celebrada e estão diversos museus e heranças astecas. Assim, a Intercontinental é um ótimo destino para unir história, ensino e formação social.

Universidad Popular Autónoma del Estado de Puebla

Localizada em Puebla, um dos maiores destinos da América Latina para estudos internacionais, a Upaep existe desde 1973 e tem uma forte cultura universitária. Oferece uma estrutura completa em dois campi com mais de 100 laboratórios e oficinas, além de centros, residências e até um restaurante, uma capela e um museu com mais de 600 peças. Assim como na cidade, modernidade e tradição se encontram na Upaep, criando um ambiente acadêmico e cultural muito rico para os estudantes que a escolhem como destino.

Universidad Regiomontana

A Universidad Regiomontana, também conhecida como U-ERRE, é uma instituição privada fundada em 1969, que busca ser reconhecida pela excelência no ensino e pela empregabilidade de seus estudantes. Tendo já formado mais de 30 mil ex-alunos, mais de 90% deles foram empregados antes da formatura e cerca de 30% dos atuais alunos participaram de graduações internacionais. Tudo isso se  traduz em seu lema: “Feitos para mudar”.  Para isso promove a formação de líderes competitivos e socialmente responsáveis. Além disso, fica na cidade de Monterrey, uma das maiores e mais modernas do México, onde possui dois campi. 

Universidad Vasco de Quiroga

Fundada em 1979, seu nome homenageia o bispo católico espanhol Vasco de Quiroga (1472-1565), que atuou na região do atual estado de Michoacán (centro do México) e foi considerado pacificador e grande incentivador da educação e da dignidade humana durante o século XVI. A instituição tem o compromisso de formar pessoas íntegras, que buscam sempre atender as pessoas menos favorecidas. O campus da Uvaq fica em Morelia, capital de Michoacán e lar de um dos mais importantes festivais de cinema do mundo. A cidade abriga vários monumentos barrocos, renascentistas e neoclássicos, que proporcionam uma viagem incrível pela história. 

Na próxima matéria, mostraremos outras instituições parceiras do Grupo Tiradentes no Canadá e nos Estados Unidos. Continue viajando conosco. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: