O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 23, os gabaritos oficiais e os cadernos de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022). Eles estão disponíveis no Portal do Inep e já podem ser consultados pelos estudantes que fizeram as provas nos últimos dias 13 e 20 de novembro. O material já está separado de acordo com as cores dos cadernos e por dia de aplicação.
Segundo o instituto, uma questão de Matemática foi anulada por causa de um erro na digitação da alternativa correta: é que tem o número 141 na prova rosa, 175 na prova amarela e 157 nas provas cinza e azul. Todas as outras questões foram mantidas.
As notas definitivas dos candidatos só serão divulgadas em 13 de fevereiro de 2023, através dos boletins individuais de desempenho. Isso porque o Enem utiliza como método de correção a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), que determina as notas de acordo com os acertos e erros dos alunos em cada prova.
A conferência dos gabaritos é uma oportunidade para que os estudantes possam avaliar seus erros e acertos na prova, além de ter uma prévia de qual poderá ser a sua nota obtida no certame – e, por consequência, quais as chances que o aluno terá de conquistar uma vaga nas faculdades e universidades que aceitam a nota do Enem em seus processos seletivos, incluindo o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Nota do Enem na Unit
As instituições do Grupo Tiradentes, incluindo o Centro Universitário Tiradentes (Unit Pernambuco), também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Se você concluiu o ensino médio e fez alguma edição do Enem a partir de 2016, confira seu boletim de desempenho no site do Inep e preencha o formulário de inscrição no site da Unit, selecionando o curso desejado.
Após a análise das inscrições, os alunos são classificados segundo o seu desempenho no Enem em ordem decrescente (ou seja, da maior classificação para a menor). Para participar, o aluno deve ter tirado 450 pontos ou mais nas provas específicas e não pode ter zerado a redação.
Asscom | Grupo Tiradentes
com informações do MEC, G1 e Agência Brasil