MENU

A importância de ser bilíngue nos dias de hoje

Além de facilitar a comunicação, nos dias de hoje, falar mais de um idioma também faz bem para nosso cérebro

às 11h58
Fato é que: atualmente, é imprescindível saber falar uma segunda língua. A habilidade, que antes era considerada um diferencial, hoje é essencial.
Compartilhe:

Provavelmente, você já deve ter tido contato com um segundo idioma na sua vida, além do português. Seja em alguma aula da escola, estudando para o vestibular, em uma instituição de idiomas e até mesmo ouvindo música ou assistindo seu filme preferido.

Fato é que: atualmente, é imprescindível saber falar uma segunda língua. A habilidade, que antes era considerada um diferencial, hoje é essencial.

Mas você sabia que, além dos benefícios de conseguir se comunicar com pessoas de qualquer parte do mundo – inclusive por meio das redes sociais – e se destacar no mercado de trabalho, ser bilíngue é importante para o desenvolvimento do nosso cérebro?

Isso mesmo! Estudar e saber uma nova língua pode melhorar suas habilidades cognitivas e te previne de desenvolver algumas doenças na velhice, como recuperação mais rápida de um AVC ou o desenvolvimento tardio da demência – o bilíngue pode atrasar em até cinco anos o processo de demência senil.

Que tal escolher um idioma e começar a se empenhar nos estudos? Inglês e espanhol são básicos, mas se você tem curiosidade por outras línguas, tente experimentar francês, alemão ou até mesmo mandarim.

Enquanto você escolhe um deles, confira mais benefícios de ser bilíngue.

CAPACIDADE COGNITIVA

Estudar um novo idioma te ajuda a desenvolver e exercitar sua percepção, raciocínio, imaginação, compreensão, além de te ensinar novos estilos de linguagem e novas formas de se comunicar.

AUTOESTIMA

Saber conversar em outra língua ajuda no desenvolvimento da confiança e na capacidade de aprender coisas novas, além de aumentar a autoestima do ser humano na hora de se comunicar com pessoas de outros países, facilitando a socialização.

ACESSO A DIFERENTES CULTURAS

Com o domínio de um novo idioma, fica mais fácil acessar iniciativas culturais de outros países, como livros, séries, filmes e músicas.

MEMÓRIA AMPLIADA

Quando você leva mais informações para seu cérebro, como uma nova língua, faz com que o órgão desenvolva uma maior facilidade na hora de aprender e absorver novas coisas.

CONEXÕES

Saber uma segunda língua amplia suas oportunidades de conseguir estudar, viajar e trabalhar em diferentes partes do mundo.

Saiba mais sobre os cursos de inglês e espanhol, oferecidos pelo UNIT Idiomas no: pe.unit.br/idiomas/

Compartilhe: