ESTUDE NA UNIT
MENU

IBGE: a importância do Censo 2022

Levantamento consegue dados de brasileiros para melhorar vários fatores do país

às 12h24
IBGE: a importância do Censo 2022
IBGE: a importância do Censo 2022
Compartilhe:

O Censo Demográfico, levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é um levantamento muito importante para o país. Através dele, é possível analisar detalhes sobre como vive a população brasileira: renda, etnia, raça e grupo familiar. A edição de 2022, que começou no início de agosto, é necessária para observar os dados atualizados do Brasil, em especial, no contexto dos dias atuais. Cento e oitenta mil recenseadores iniciaram o período de visita a 76 milhões de domicílios no Brasil, para coletar dados da população que vão servir de subsídio para que estados, municípios e a União possam formular suas políticas públicas. 

“O Censo Demográfico é realizado no Brasil desde 1872. E desde 1920, ele acontece a cada 10 anos, sempre em datas fechadas. Antes de 2020, com a pandemia, a pesquisa já foi adiada duas vezes: uma em 1930, por conta do levante que permitiu a chegada de Getúlio ao poder, e em 1990, por atraso do governo Collor, que tentou evitar a contratação dos recenseadores, ele queria contratar servidores, mas a justiça o impediu”, relembrou Thiago Modenesi, cientista político, historiador e professor da Unit-PE. 

Os principais fatores a serem analisados, em situação urbana e rural, são: emigração internacional, sexo, idade, cor ou raça, etnia ou povo, religião ou culto, registro de nascimento, deficiência física ou mental, migração interna e imigração internacional, educação, deslocamento para estudo e trabalho, nupcialidade, característica do trabalho e do rendimento, fecundidade e mortalidade. O tempo previsto entre o início da coleta e a liberação dos dados é de 3 anos.O último Censo foi realizado em 2010.

No questionário desse ano, pela primeira vez, serão abordadas informações sobre a infraestrutura local existente, sendo ruas com calçadas e arborizadas, acessibilidade, capacidade de fluxo da via e iluminação pública. O Censo 2022 está sendo marcado pelo atraso e pela pressa na realização, aponta o professor Thiago Modenesi. “A ida para as ruas foi precedida por um calendário bem apertado, com cancelamento de editais, gerando dificuldades para seu começo”, afirmou. 

Importância – Vários benefícios e definições podem ser feitos a partir do Censo: determinação do público-alvo das políticas públicas, detalhamento da população para campanhas de vacinação, recuperação pós-pandemia, transferência de orçamentos para estados e municípios, funcionamento do Bolsa Família e assistências como habitação, transporte, energia, saúde e educação.    

Compartilhe: