ESTUDE NA UNIT
MENU

História do Morro da Conceição

O bairro, além da igreja Nossa Senhora da Conceição, possui uma rica história com aspectos culturais e arquitetônicos

às 14h15
Imagem: Projeto Mais Vida no Morro
Imagem: Projeto Mais Vida no Morro
Imagem: Alfeu Tavares/Folha de Pernambuco
Imagem: Uenni / Prefeitura do Recife
Compartilhe:

Frequentemente conhecido por abarcar uma das maiores festas religiosas no mês de dezembro, a Festa do Morro, que homenageia a Nossa Senhora da Conceição, o Morro da Conceição possui, além da igreja, uma rica história, patrimônio cultural e significado arquitetônico. 

Localizado na cidade do Recife, o local, que é sede da Igreja católica Nossa Senhora da Conceição, era chamado de Outeiro de Bagnuolo e pertencia ao bairro de Casa Amarela. Em 1900, recebeu a denominação de Outeiro da Bela Vista e, em 1904, quando o bispo do Recife, Dom Luís Raimundo da Silva Brito, mandou erigir no seu alto o monumento da Nossa Senhora da Conceição, construído na França e ali erguido, seu nome passou a ser chamado de Morro da Conceição.

Posteriormente, foi desmembrado em 1988, com a reestruturação político-administrativa do Recife, e passou a ser um bairro. Assim como muitos bairros históricos, o Morro passou por um período de declínio. Mas, nos últimos anos, há um esforço concentrado para revitalizar a área, por meio de projetos de restauração e iniciativas culturais. Lá, é possível ver a arquitetura de casas coloridas, escadarias de azulejos e ruas de paralelepípedos. É uma área que possui um charme único, refletindo os aspectos históricos e culturais de seu passado.

Além disso, é palco de eventos culturais, festivais de música, projetos e ações sociais e muito futebol de várzea, o que também fortalece a transformação social para os menos favorecidos. 

Morro da Conceição é um testemunho do passado do Recife e de seus esforços e lutas contínuas para preservar e celebrar seu patrimônio histórico e cultural. O bairro, além de oferecer uma visão da história de Pernambuco, proporciona uma experiência única para aqueles interessados em explorar a rica cultura do país. 

Compartilhe: