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Focar nas pessoas é o diferencial de um RH humanizado

Nova forma de estabelecer relacionamento entre empresa e funcionários, com foco na valorização das pessoas, é cada vez mais aplicada no mercado

às 20h59
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A perspectiva do trabalho tem passado por muitas mudanças nos últimos anos. As transformações impactam os funcionários, criando expectativas e incertezas que podem prejudicar o bom ambiente funcional. Nessas horas e em muitas outras, as estratégias humanizadas na gestão dos Recursos Humanos trazem vantagens para a relação entre empresa e colaboradores.

Essa integração feita pelo gestor de pessoas deve ocorrer de modo a alinhar objetivos pessoais e empresariais, beneficiando todos os envolvidos. Quando o RH é humanizado, o foco nesse processo necessário passa a estar nas pessoas, com o objetivo principal de valorização das pessoas, para que elas obtenham o máximo de seu potencial.

Em contrapartida, a corporação terá os benefícios de poder contar com um capital humano de alto desempenho, com um relacionamento aproximado e de valor. A frente dessa construção, o gestor em recursos humanos percebe o profissional de forma completa, com suas habilidades, mas também limitações, problemas e anseios. 

Contato e apoio

A ampliação dessa modalidade dentro das empresas leva em consideração algumas bases que devem fazer parte dessa construção, como a boa comunicação, bem-estar dos funcionários, uso da tecnologia para melhorar a realização das tarefas evitando ações repetitivas, ter o funcionário em primeiro plano, como principal ativo da empresa. 

Para tanto, o líder deste setor estará mais próximo dos colaboradores na sua forma de trabalhar. Sentar e conversar, ouvir as pessoas, o que elas tem a dizer, pois são elas que geram valor para a empresa. Nesse papel, o gestor precisa ser transparente, alguém que defende e compartilha seus valores, de forma menos distante e impessoal como costumava ser a área de RH.

O alinhamento de valores das pessoas e das empresas permite que todos atuem rumo ao mesmo objetivo. Para além das metas de produção e outros mecanismos internos, também faz parte do RH humanizado oferecer apoio às famílias dos colaboradores, permitir alternativas de desenvolvimento da carreira entre outros benefícios que farão o funcionário retribuir o valor em forma de produtividade e engajamento.

Planejamento

Colocar em ação um RH humanizado depende de planejamento a partir do conhecimento da situação atual. Uma pesquisa de clima organizacional pode ser o ponto de partida para uma análise profunda do nível de confiança e expectativa das pessoas em relação ao local de trabalho e das oportunidades de inovação. E o profissional de RH demonstra assim a grande importância que tem as organizações, pois será o condutor desse mecanismo. 

É importante ressaltar, contudo, que a mudança não acontece em curto prazo. É preciso investimento de tempo, utilização de ferramentas de verificação e correções de rota no caminho rumo ao ambiente laboral cada vez mais humano e produtivo. Mas ao alcançar o objetivo, seu resultado não atinge apenas a empresa, mas a sociedade como um todo, pois permitiu a valorização das pessoas.

Asscom | Grupo Tiradentes

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