O saque extraordinário do FGTS trouxe um alívio para muitos trabalhadores que estavam endividados, bem como para aqueles que já contavam com o dinheiro para fazer algo que estavam planejando a tempos. Mas, muitos nem sequer efetuaram o saque e é preciso estar atento ao prazo para tirar o benefício no valor de até R$ 1 mil.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, todos os trabalhadores que possuem contas do FGTS com saldo disponível têm direito ao saque. O valor pode ser solicitado até o dia 15 de dezembro.
“Nos casos em que os valores não caíram automaticamente na conta do trabalhador, é necessário pedir a liberação dos recursos. Segundo a Caixa, o bloqueio dos recursos pode ocorrer devido a alguns fatores como garantia de operações de crédito de antecipação do Saque Aniversário, determinação judicial, pedido de devolução de valor recolhido pelo empregador ou mesmo dados inconsistentes”, explica o economista Josenito Oliveira, professor da Universidade Tiradentes (Unit Sergipe).
Para aqueles que não têm interesse em realizar o saque basta informar à Caixa para que a conta do FGTS não seja debitada. É possível fazer essa comunicação pelo aplicativo FGTS ou em uma das agências do banco.
Asscom | Grupo Tiradentes