ESTUDE NA UNIT
MENU

Falta de frutas e legumes: o que pode acontecer com o organismo

A não ingestão desses tipos de alimentos acarreta em diversos malefícios

às 13h47
Compartilhe:

As frutas e os legumes são alimentos importantes para a saúde e o bom funcionamento do organismo. Eles contém as principais vitaminas que o corpo precisa, como a  A, C, E e K e as do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B9 e B12), além de serem fonte de minerais essenciais e que previnem doenças, por exemplo o sódio, potássio e carotenóides. Mas o que acontece quando não é ingerido a quantidade adequada dessas substâncias?

Não comer frutas, legumes e vegetais pode acarretar diversos malefícios para o organismo, alguns até irreversíveis. Já que esses alimentos são ricos em vitaminas e minerais, quem não os ingere está sujeito a ter deficiências no complexo vitamínico do corpo, levando a transtornos como escorbuto (falta de vitamina C), distúrbios hemorrágicos (ausência de vitamina K) e cegueira noturna (deficiência de vitamina A).

Existem também as condições relacionadas à falta de minerais, como a anemia, osteoporose e bócio. Além disso, doenças ainda mais graves podem surgir – exemplos são os problemas cardiovasculares. Os vegetais têm ação antioxidante e antiinflamatória, regulando a pressão arterial e a glicose no sangue, conseguindo prevenir diabetes, infarto e acidente vascular cerebral (AVC). 

A dieta pobre em frutas e vegetais ainda pode causar câncer, já que sem uma alimentação balanceada, o organismo fica sobrecarregado. Distúrbios metabólicos também podem surgir, pois eles aparecem devido ao aumento da glicose, obesidade e pressão alta. As vitaminas presentes nos legumes, com suas taxas corretas, conseguem reverter esses transtornos.

Outras doenças que surgem com a não ingestão desses alimentos são as do trato digestivo. Como as frutas e os vegetais são ricos em fibras, eles conseguem melhorar a digestão e regular a microbiota intestinal. 

Por isso, é essencial uma dieta rica e balanceada em frutas e vegetais. Investir em vitaminas, sucos de verduras, sopa de legumes, acrescentar temperos e fazer receitas diferentes são hábitos que ajudam na adaptação alimentar. O consumo de maçã, laranja, banana, abóbora, couve-flor, brócolis, nabo, alface, tomate, batata, soja e gergelim, por exemplo, consegue melhorar a saúde e ainda proporcionar bem estar e prevenir doenças.

Compartilhe: