O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) define “pesquisa”, em seu glossário, como “atividades de pesquisa básica ou aplicada realizadas por docentes, pesquisadores ou técnicos da própria instituição e/ou convidados ligados às áreas de atuação do laboratório/infraestrutura”. Para que essa pesquisa seja realizada, é preciso que métodos sejam utilizados, ou seja, criando um passo-a-passo para se chegar no objetivo proposto.
O primeiro contato com os métodos científicos, de forma geral, acontece quando o aluno inicia o ensino superior, a exemplo da disciplina Metodologia da Ciência, que já é trabalhada no início da formação. São matérias como essa que norteiam o discente na construção de possíveis pesquisas acadêmicas e até mesmo para a realização da sua monografia ou Trabalho de Conclusão de Curso.
Etapas do método científico
O processo inicia com a observação, na qual o pesquisador observa um fenômeno, e a partir daí inicia-se a segunda etapa, que é a de questionamentos. Nessa fase, são elaboradas uma série de perguntas sobre as possíveis razões que provocaram o fenômeno que está sendo observado. Com esses questionamentos, o pesquisador levanta possíveis respostas de acordo com o que já existe de pesquisas e bibliografias sobre o assunto.
Quando a pesquisa chega na experimentação, é determinada as etapas para replicar o fenômeno que está sendo observado, levando em consideração o que já existe na literatura e em outros experimentos. Feito isso, é hora de analisar os resultados coletados e ver se o conjunto deles comprova ou não a teoria do pesquisador.
A conclusão consiste em olhar para todas as etapas anteriores e perceber se as hipóteses sobre o fenômeno podem ser comprovadas e replicadas na prática. Caso não possa, o pesquisador vai procurar respostas sobre os porquês de não se efetivar as hipóteses e sugerir possíveis melhorias.
Asscom | Grupo Tiradentes