ESTUDE NA UNIT
MENU

Como escolher o tema de um projeto de pesquisa?

Veja dicas para ajudar no processo

às 11h30
Compartilhe:

Escolher o tema de um projeto de pesquisa pode ser uma parte difícil para muitos estudantes, afinal, é ele que vai delimitar todo o estudo, metodologia e conhecimento do  trabalho. Veja dicas para ajudar no processo:

Primeiro, é preciso escolher algo que goste e tenha afinidade, porque é um trabalho extenso, cheio de detalhes minuciosos, teorias e práticas. Então, é necessário que você pense levando em consideração todos os assuntos vistos em sala de aula, e assim, ter o autoconhecimento para definir qual mais tem relação com seus conhecimentos, gostos e personalidade.

Depois, é essencial fazer uma pesquisa extensa sobre a área. Saber atualizações sobre o tema, ler livros, artigos e até outros trabalhos, teses e dissertações feitos por alunos e pesquisadores. E lembre-se: caso a leitura leve a outros caminhos, mudar de temática não é errado. 

Conversar com professores também é uma ótima dica. Como eles têm bastante experiência, eles podem ajudar na decisão, dar conselhos, oferecer alternativas, e entregar referências bibliográficas. Colegas de classe podem ser outra opção, conseguindo dar sugestões e favorecendo o compartilhamento de informações.

Compartilhe: