ESTUDE NA UNIT
MENU

Deixou a escolha do curso para a última hora? Dicas do que fazer

Se você ainda não definiu o que vai prestar, veja aqui como tomar essa decisão de forma consciente

às 11h44
Compartilhe:

O ano está chegando ao fim, e a maioria dos vestibulandos já fez suas escolhas em relação ao curso e à profissão. Porém, uma parte dos estudantes ainda pode estar às voltas com essa decisão.

Isso porque algumas instituições privadas estendem suas inscrições até o início de 2018. Além disso, se você prestou o Enem, poderá usá-lo para ingresso em várias instituições ou por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A escolha profissional é um processo longo, que envolve reflexão, autoconhecimento e a busca de informações sobre cursos e carreiras. O ideal é que você comece a pensar nesse assunto ainda no Ensino Médio. Mas, se você deixou para a última hora, atente para essas dicas para tomar essa decisão da forma mais consciente possível.

1 – Saiba quem é você

Conhecer-se bem é fundamental para a escolha do curso, para que consiga encontrar uma profissão que combine com o seu jeito de ser. Reflita sobre o que gosta de fazer, os assuntos que lhe interessam (vale as disciplinas que mais gosta na escola!) e quais são seus valores, habilidades e características. É essencial que a sua futura profissão esteja relacionada a isso. “Identificar o que você mais gosta de fazer deve ser o critério maior da escolha”, diz Maria Stella Leite, psicanalista e orientadora profissional da Colmeia – Instituição a Serviço da Juventude, em São Paulo. “Essa é a motivação que o fará levar adiante o curso”, afirma.

2 – Conheça as opções de cursos e carreiras

Para fazer uma boa escolha, primeiro é necessário saber qual é o seu leque de opções. Isso significa não se restringir às alternativas tradicionais. Você sabia que há mais de 200 opções de cursos superiores? Então é hora de conhecer mais sobre eles.  Dê uma chance a você mesmo de descobrir uma profissão que você nem sabia que existia. De repente, o seu futuro pode estar num desses cursos.

3 – Elabore uma lista

Já sabe quais áreas tem mais a ver com você? Então faça uma lista das que mais lhe agradaram, conciliando suas características e o seu projeto de vida (como você se imagina daqui a dez anos? que papel você quer ter no mundo) com as de cada curso.

4 – Faça uma pesquisa na internet

Se você já tem algum curso finalista, visite o site da faculdade ou universidade que o oferece para ver a grade curricular. Conhecer os conteúdos que serão estudados vai lhe ajudar a ter uma ideia do que virá pela frente. “O importante é não levar surpresa. Às vezes, o aluno fica encantado com o nome da profissão, mas não tem clareza do que se aprende no curso ou das áreas de atuação do profissional”, diz Maria Stella Leite. Daí a importância de se informar previamente.

5 – Converse com universitários e profissionais

Pergunte para seus amigos se eles conhecem alguém que faz o curso que você tem interesse. Troque uma ideia com essa pessoa sobre como é a graduação, a rotina de estudos e as atividades. Também é importante conversar com quem já atua na área – se precisar, peça ajuda a seus pais. Pergunte como é o seu dia a dia de trabalho e os pontos fortes e fracos da profissão.

6 – Deixar para depois?

A psicóloga Kathia Neiva, orientadora profissional e de carreira de São Paulo, autora de vários livros e artigos sobre o tema, alerta que o estudante que ainda não escolheu o curso deve ter muito cuidado, pois “a pressa é inimiga da reflexão”. “Escolher uma profissão exige muito conhecimento, de si mesmo e da realidade profissional, análise e reflexão, o que requer tempo. Se isso não foi feito é melhor fazê-lo, mesmo que o estudante precise protelar um semestre ou dois a sua entrada na universidade”, aconselha. “Mudar de curso lá na frente sempre é possível, mas se paga um preço por isso.”

Segundo ela, caso o estudante já tenha duas ou três opções de curso, ele pode tentar afinar a escolha, seguindo as dicas do início da matéria. Mas, se não tem a mínima ideia do que fazer, o mais prudente é deixar para depois. “Pode ser a diferença entre escolher e acabar sendo escolhido”, afirma.

Compartilhe: