MENU

Conselhos para o último ano da faculdade

Veja o que todo o universitário que está quase se formando precisa saber sobre o futuro

às 12h07
Compartilhe:

Se você está cursando o último ano da graduação já deve estar sentindo que, a partir de agora, muitas coisas irão mudar. Formar-se no ensino superior é o primeiro passo para o início da vida adulta e das grandes responsabilidades. Para te ajudar a começar essa nova fase com mais segurança, veja a seguir 4 dicas para universitários:

1 – Aproveite os últimos momentos

Antes de pensar nos próximos passos, garanta que desfrutou intensamente de cada momento de seu último ano. Ter aproveitar as festas, ficado com os amigos e ter tentado se envolver em mais projetos da universidade fará bem a você. Dessa forma, quando você olhar para trás, terá as melhores lembranças possíveis.

2 – Encare a nova realidade

O medo do futuro e a insegurança podem ser dois sentimentos perigosos para um estudante recém-formado. Por isso, a melhor forma de lidar com essa mudança é encarando-a de frente, com todas as suas responsabilidades e cobranças. Mantenha viva sua busca pelo sucesso e tente manter-se atualizado e sempre estudando.

3 – Comece a procurar um emprego

No último ano da faculdade o aluno precisa começar a se preocupar um pouco mais com seu futuro profissional. Para os que já estão estagiando, a dica é buscar uma efetivação, caso esteja satisfeito com a empresa, ou tentar aproveitar ao máximo essa experiência e aprender muitas habilidades, caso não haja vagas disponíveis. Para os que nunca estagiaram, conseguir uma oportunidade no ano de formatura pode ser um pouco mais complicado, mas existem algumas empresas no mercado que costumam contratar somente estudantes mais maduros e no final da graduação. Se não conseguir uma vaga, você pode se dedicar a um trabalho voluntáriofreelance ou procurar oportunidades para atuar como assistente.

Conte com a ajuda do UNIT Carreiras para te ajudar durante essa etapa.

4 – Não esqueça do sonho inicial

Com certeza você escolheu a sua profissão por algum motivo e é importante que você mantenha viva essa motivação profissional. Não desista do seu sonho só por parecer distante ou difícil. Trabalhe para isso e busque ao máximo sentir-se realizado. Caso esteja muito distante do que havia planejado para a sua carreira, entenda esse momento como um amadurecimento e um passo em direção ao futuro, mas, ao mesmo tempo, não fique acomodado e tente ir atrás dos seus objetivos.

Compartilhe: