Semestralmente, o Programa de Mobilidade Acadêmica do Centro Universitário Tiradentes (Unit-PE) seleciona estudantes para cursarem seis meses de sua graduação em uma universidade internacional. São cerca de 40 instituições internacionais parceiras, em 13 países. Este processo é feito através de uma seleção assídua que envolve algumas etapas, sempre presentes no respectivo edital.
Os estudantes que embarcam nessa jornada frequentemente voltam para casa com bagagens cheias de memórias inesquecíveis, amizades internacionais duradouras e uma perspectiva de mundo que transcende fronteiras. É uma oportunidade de conhecer novas culturas, idiomas e ainda elevar o currículo.
No entanto, é preciso estar preparado antes da chegada de novos editais. Além de quesitos obrigatórios, há outros diferenciais que podem destacar o estudante no momento de aprovação. “Ele pode visualizar o edital anterior, ver quais são os requisitos de participação, ver as pontuações e já começar a prepará-las. Por exemplo, já se preparar para monitorias, atividades voluntárias, experiência extensionista, estágios e afins”, explica Karina Paz, consultora de Carreiras da Unit-PE.
Além disso, o aluno pode ver quais foram as faculdades e os países presentes anteriormente. “Os países podem ter mudanças de disponibilidade de vagas de bolsas de um edital para outro. Mas tem aqueles que sempre estão com a gente, por exemplo, Argentina, Colômbia, Portugal, Canadá e entre outros. Os editais anteriores são de referência”, finaliza Karina.
Os interessados podem consultar a edição 2023.2 no link: https://www.grupotiradentes.com/international/promai-2023-2/.