ESTUDE NA UNIT
MENU

Como montar uma boa apresentação de slides na faculdade?

Eles servem para complementar suas falas, trazer mais dinâmica e prender a atenção

às 13h19
Compartilhe:

Fazer apresentações durante a graduação pode ser uma ótima maneira de desenvolver a argumentação, recursos utilizados (visuais, por exemplo), diminuir a timidez e se preparar para futuras apresentações no mercado de trabalho. Nesse sentido, um ponto importante é o planejamento de uma boa apresentação de slides, que servem para complementar suas falas, trazer mais dinâmica e prender a atenção dos espectadores. Confira abaixo algumas dicas para montar bons slides durante a graduação.

Use frases curtas ou palavras-chave

Como dito anteriormente, os slides devem servir para complementar a apresentação, então o uso de palavras-chave e frases curtas é fundamental pois textos grandes podem não apenas deixar a apresentação cansativa como mostrar uma falta de preparo.

Defina o objetivo da apresentação

É preciso ter em mente qual o seu objetivo durante a apresentação. Isso ajudará a escolher melhor os assuntos abordados, tópicos, recursos e distribuição do conteúdo.

Escolha um bom modelo

Atualmente existem plataformas online que disponibilizam gratuitamente modelos de apresentações, como o Canva e o Prezi. É possível escolher qual o mais adequado para as suas necessidades, por exemplo, com mais gráficos ou não, com cores vibrantes, imagens, vídeos e outros.

Utilize recursos multimídia

Trazer exemplos com imagens, vídeos ou sons pode auxiliar na compreensão dos assuntos, além de ser uma ótima ferramenta de descontração durante a apresentação. Lembre sempre de escolher recursos visuais com uma boa qualidade, eles trazem um certo impacto ao público, prendendo a atenção, então preze por imagens que não estejam embaçadas ou sons com ruído.

Revise o material e ensaie antes da apresentação

Revisar os slides garantem mais segurança na hora da apresentação, desde erros simples como espaçamento e ortografia até a correção de algum tópico importante. Ensaiar antes também ajuda a fixar melhor o conteúdo, calcular o tempo necessário e conferir se não tem nada faltando, além de trazer mais confiança no momento da apresentação, afinal, ninguém gosta de perder o raciocínio ou fazer confusões, não é?

Compartilhe: