ESTUDE NA UNIT
MENU

Como a sua nota do Enem pode ser usada?

Financiamento, isenção ou vestibular sem prova, conheça as oportunidades para não adiar o sonho de ingressar no ensino superior

às 19h04
Fonte: Reprodução
Fonte: Reprodução
Compartilhe:

Com o final do ensino médio, grande parte dos jovens tendem a intensificar a rotina de estudos para a prova do Enem a fim de alcançarem a profissão tão esperada. A nota do Exame Nacional do Ensino Médio, pode ser utilizado de diversas formas. A classificação acontece de acordo com os editais dos processos seletivos dos programas de ingresso ou vestibulares das instituições públicas e privadas de todo o país. 

Além do principal processo seletivo, o Sisu (Sistema de Seleção Unificada), os programas como ProUni (Programa Universidade para Todos), Fies (Programa de Financiamento Estudantil) e os vestibulares das universidades privadas também abrem portas para o ensino superior.

O ProUni e o Fies todos os anos oferecem bolsas. O primeiro com isenção de 50% ou 100% das mensalidades até o final do curso em universidades privadas do país, e o segundo é um mecanismo de financiamento educacional através da Caixa Econômica Federal que permite o financiamento de até 100% do valor do curso com quitação subsequente à formação. Na cidade do Recife ainda existe uma chance extra, o ProUni Recife, que funciona da mesma forma do ProUni Federal, mas destina bolsas para cursos de graduação presenciais apenas aos moradores da cidade (com no mínimo 3 anos de residência) e nas instituições de ensino da cidade.

O Centro Universitário Tiradentes (Unit PE) é uma das instituições da cidade do Recife que abre oportunidades para todas estas formas de ingresso. Anualmente existem vagas destinadas para todos os cursos com isenção total, parcial ou financiamento, que podem ser institucionais ou através dos programas do governo federal e municipal.

Na Unit PE pode ser usada a nota do Enem para ingresso pelo vestibular sem provas, basta submeter a nota obtida nos exames a partir de 2016. A avaliação atribui uma nota de corte de 450 pontos e também tem como critério para inscrições redações pontuadas, ou seja, apenas os que zeraram não podem concorrer. A classificação se dá por ordem decrescente (da maior para a menor nota), assim os que mais pontuaram garantem a vaga.

Compartilhe: