ESTUDE NA UNIT
MENU

Arquitetos DevOps trabalham para entregar os melhores softwares

DevOps designa desenvolvimento e operações com práticas que contribuem para a automação de processos nas empresas; Unit oferece curso tecnólogo na área

às 23h18
O DevOps é um conjunto de práticas que aumentam a capacidade de uma empresa na automação de processos e no desenvolvimento de softwares (Reprodução/RedHat)
O DevOps é um conjunto de práticas que aumentam a capacidade de uma empresa na automação de processos e no desenvolvimento de softwares (Reprodução/RedHat)
Compartilhe:

DevOps. Um termo que à primeira vista parece estranho, mas define uma função cada vez mais comum e importante na área de tecnologia. Nascido da junção das palavras Development (desenvolvimento) e Operations (operações), ele define práticas que contribuem para aumentar a capacidade de uma empresa na automatização de processos, desenvolvimento de software e infraestruturas, com análise de dados e manutenção de elevada qualidade e segurança.  

“A metodologia DevOps descreve abordagens que ajudam a acelerar os processos necessários para levar uma ideia do desenvolvimento à implantação em um ambiente de produção no qual ela seja capaz de gerar valor para o usuário”, descreve a Red Hat Enterprise Linux, uma das principais que atuam no ramo de soluções de desenvolvimento e infraestrutura de nuvem. Segundo ela, tais ideias “podem ser um novo recurso de software, uma solicitação de aprimoramento ou uma correção de bug, entre outros, em abordagens que exigem comunicação frequente entre as equipes de desenvolvimento e operações, trabalho colaborativo e empatia com os demais membros das equipes”. 

É aqui que entram os arquitetos DevOps, são profissionais que atuam com softwares na área de sistemas e infraestrutura. Eles são responsáveis por otimizar a produtividade do desenvolvedor e a segurança operacional desde o planejamento, passando pelo desenvolvimento até a finalização do produto a ser entregue. O principal objetivo do arquiteto DevOps é padronizar as equipes para fornecer um produto com atualizações rápidas e em constante melhoria.

Outras atribuições de responsabilidade do arquiteto DevOps mesclam características técnicas funcionais voltadas às operações de Tecnologia da Informação (TI). Geralmente, ele está em uma posição estratégica na equipe em que está inserido, pois preenche as lacunas que eventualmente ainda existam entre as ações necessárias para a conclusão de um aplicativo, por exemplo.

A Universidade Tiradentes (Unit) possui o curso tecnólogo de Arquiteto DevOps para Soluções em Multicloud, cuja duração é menor que a de uma graduação e de uma licenciatura, na modalidade Ensino a Distância (EaD). O curso tem foco na atuação profissional e mescla conhecimentos teóricos e práticos para a formação de um profissional qualificado ao mercado de trabalho. 

Asscom | Grupo Tiradentes

Compartilhe: