Se você é um apreciador de sururu provavelmente já deve ter degustado moluscos fornecidos pela Ilha de Deus, comunidade pesqueira localizada no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife.
A localidade habitada por cerca de 2 mil pessoas recebeu no último final de semana, uma grande ação social promovida por alunos e professores e integrantes da Comissão de Pesquisa e Extensão – COPEX, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT.
Banhada por três rios – Jordão, Pina e Capibaribe – a comunidade tem a pesca de mariscos como fonte de recursos. Por conta disso, estudantes do curso de Biomedicina realizaram a análise bioquímica da água para investigar os agentes causadores de doenças.
Atrelada à essa iniciativa, 70 crianças moradoras da comunidade tiveram orientações para evitar o contato da água contaminada, além de dicas de higiene pessoal. A programação incluiu contação de histórias sobre as mulheres da Ilha.
Na atividade ministrada pela professora Rita Patrícia, os pequenos participaram de jogos e brincadeiras com esclarecimentos sobre como não jogar lixo nos rios e a utilização da água. Teve pescaria, oficina de desenho e pintura, boliche e caixinha de sensações e entrega de cestas básicas e brinquedos didáticos para a realização de atividades pedagógicas.
Já os pais não ficaram de fora, e tiveram direito a serviços de estética como massagem corporal, facial e designer de sobrancelhas, além de aferição de pressão e de glicemia.