ESTUDE NA UNIT
MENU

Ter um Mestrado faz a diferença na carreira?

Já entendemos que um título de mestrado tem seu valor acadêmico. Mas, e profissionalmente? Entenda as vantagens dessa formação

às 17h58
Compartilhe:

Tome isso como fato: a qualificação é nada menos do que essencial na construção de currículo, bem como na inserção e ascensão dentro do mercado de trabalho atual. Nesse sentido, cursar uma graduação, uma formação no ensino superior, é um valioso diferencial. Mas a coisa não vai apenas até aí.

Uma pós-graduação representa uma das alternativas mais interessantes de continuidade dos estudos. A categoria de formação inclui uma série de possibilidades bastante específicas: especializações, mestrados, doutorados, MBAs. A lista é extensa e decidir qual o melhor tipo de pós para a sua carreira demanda conhecer bem as características de cada um deles. Entre os mais procurados nos últimos tempos está o mestrado.

Quer saber se um mestrado faz a diferença na carreira? Confira nossas dicas.

O que é Stricto sensu 

Uma das diferenciações mais básicas para os cursos de pós-graduação é a divisão stricto sensu e lato sensu. Os termos indicam importantes elementos de cada formação que as tornam únicas.

Enquanto as pós lato sensu são mais dedicadas ao próprio exercício profissional, com durações menores e mais específicas (especializações, MBAs, etc), as pós stricto sensu seguem modelos mais tradicionais de ensino, com pesquisas acadêmicas e aprofundamentos em maior duração.

A maior parte dos cursos de mestrado se encaixa como cursos stricto sensu.

Mestre no escritório?

Chega o momento da pergunta: qual a vantagem em trilhar o caminho mais acadêmico do mestrado ao invés de cursar especializações ou formações mais específicas do mundo profissional? A resposta é simples e está no diferencial.

Cada vez mais, a concorrência aumenta no mercado de trabalho e as qualificações com aspectos únicos certamente são destacadas.

O profissional que escolhe cursar um mestrado pode tirar proveito de uma série de vantagens. Vamos conhecer algumas delas.

Capacitação para vagas mais importantes

Cargos mais competitivos frequentemente exigem uma formação adequada. Um mestrado pode ajudar (e muito) na hora de pleitear uma vaga de maior responsabilidade dentro das empresas. O mesmo é válido para remunerações maiores.

O melhor dos dois mundos

Parece clichê, mas é muito positivo para a carreira unir o ambiente do profissional com a riqueza do mundo acadêmico. O intercâmbio entre as áreas é produtivo e vai te dar uma perspectiva inovadora para lidar com as atividades e mesmo com os problemas dos empreendimentos.

Possibilidade de ensinar

O mestrado é um passo bastante importante para quem quer tentar a carreira de professor universitário, já que a maioria das instituições exige a formação como mínimo para seu quadro de docentes.

Escolha bem

Não deixe de pesquisar a fundo quais as instituições que oferecem o mestrado e quais são as condições detalhadas de cada uma. Escolha baseado no seu perfil profissional e pessoal. Considere também o mestrado profissional, categoria mais próxima do cotidiano e da atividade das empresas.

Compartilhe: