ESTUDE NA UNIT
MENU

UNIT sedia encontro da Associação de Portadores de Doenças Neuromusculares

Evento ocorre no dia 05 de agosto com uma programação com palestras sobre tratamento em pacientes com atrofia espinhal. Inscrições custam R$ 15

às 14h14
Compartilhe:

No próximo dia 05 de agosto, das 08h às 12h, a Unidade Nossa Sra. do Carmo, da Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT recebe o Mini Simpósio de Conscientização da AME, encontro organizado pela Associação de Portadores de Doenças Neuromusculares – DONEM.

As inscrições para o evento custam R$ 15, sendo abertas ao público e profissionais da área, com uma programação composta por palestras de curta duração sobre a abordagem fisioterapêutica no tratamento de pacientes com Atrofia Muscular Espinhal.

Também fazem parte do encontro, demonstrações de técnicas utilizadas nos tratamentos, além de discussões de casos clínicos.

Para o coordenador do curso de Fisioterapia, da UNIT, e um dos organizadores do evento, prof. Paulo Magalhães, existe atualmente uma carência de profissionais treinados e capacitados para atendimentos de pacientes com AME.

“Também há uma lacuna de pessoas atualizadas de conhecimentos e técnicas para o emprego de manobras e dispositivos empregados nas patologias. A vivência de estudantes da graduação pode proporcionar um olhar diferenciado e interesse na área, estimulando a busca cientifica, novas pesquisas e maior treinamento técnico”, ressalta Paulo Magalhães.

Doença neuromuscular (DNM) é um termo amplo que abrange muitas doenças e males que prejudicam a função muscular, quer diretamente através de patologias intrínsecas do músculo, quer indiretamente através de patologias do sistema nervoso.

Alguns pacientes com DNM são caracterizados por um progressivo comprometimento muscular levando a: perda de mobilidade; uso obrigatório de cadeira de rodas; dificuldades de engolir; fraqueza dos músculos respiratórios e morte por insuficiência respiratória.

Os distúrbios neuromusculares podem ser divididos em distúrbios de progressão rápida ou de progressão lenta:

  • Os distúrbios de progressão rápida são caracterizados por um comprometimento muscular que piora ao longo de meses e resulta em morte em questão de alguns anos (por exemplo, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e distrofia muscular de Duchenne (DMD) em adolescentes).
  • Os distúrbios de progressão variável ou lenta são caracterizados por um comprometimento muscular que piora ao longo de anos e apenas reduz moderadamente a expectativa de vida (por exemplo, distrofia muscular do tipo cinturas, fácio-escápulo-umeral e miotônica).
Compartilhe: