ESTUDE NA UNIT
MENU

Faço um curso tecnológico. Posso trocar para bacharelado?

Saiba se você aproveitar disciplinas e carga horária do seu curso com as dicas do UNIT Carreiras

às 22h36
Compartilhe:

A legislação educacional brasileira permite o “aproveitamento de estudos” no nível superior. Isso significa que o aluno pode solicitar à faculdade que considere conteúdos e disciplinas anteriormente cursadas e que equivalham àquelas de curso em andamento.

A instituição de ensino analisa o conteúdo e a carga horária dos estudos solicitados em equivalência, podendo ainda solicitar ao aluno trabalhos complementares ou provas de comprovação de conhecimento. Cada faculdade pode adotar ritos particulares.

No entanto, não ocorre “transformação” do título em curso, ou seja, você deve passar pelo ingressar no bacharelado desejado e sua titulação será como bacharel. Caso conclua a graduação tecnológica, você pode também ingressar no bacharelado e aí sim teria direito a um segundo diploma.

É muito provável que você esteja relacionando cursos próximos em sua pergunta (como tecnologia em gestão de recursos humanos e administração, por exemplo). Nesse caso, parte dos conteúdos se equivalem ou são similares. Em seu caso, como se encontra no final da graduação, talvez seja mais adequado titular-se antes de ingressar no bacharelado.

Considere também que os cursos tecnológicos permitem ao graduado a busca de cursos de pós-graduação, o que se configura como outra opção.

Consulte a coordenação de seu curso e sua instituição de ensino para compreender melhor o processo. Saiba também que o aproveitamento de estudos não precisa ser feito pela mesma universidade, ou seja, você pode realizar o bacharelado em outra universidade. Nesse caso, consulte como funciona o processo na faculdade de destino.​

Compartilhe: