ESTUDE NA UNIT
MENU

Por que estudar Serviço Social

Entenda a profissão de quem lida de perto com a aplicação na prática das teorias de humanas. UNIT oferta o curso no Vestibular 2017.2; Inscrições abertas

às 17h50
Compartilhe:

A área de serviço social é ideal para quem adora sociologia e está pronto para colocar as mãos na massa. O trabalho exige um profissional que esteja preparado para lidar com adversidades, que tenha conhecimentos sobre filosofia e habilidades de comunicação e administração de problemas.

A seguir estão os detalhes da profissão e do curso para ajudar você a decidir se Serviço Social é a área para você:

O QUE FAZ UM ASSISTENTE SOCIAL

Quem trabalha na área é conhecido como Assistente Social, acompanhando e propondo formas de melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos, podendo atuar tanto no âmbito público quanto no privado. O essencial para esse profissional é a criação e a execução das políticas públicas em prol dessas pessoas, sempre visando qual decisão será melhor para o bem-estar delas.

Além disso, é comum que esses profissionais trabalhem em locais como penitenciárias, abrigos de menores, programas educacionais visando fornecer maior acesso a bolsas de estudo, por exemplo etc. Outro grande foco é garantir os direitos das crianças, sempre zelando pelo seu bem-estar e crescimento saudável.

Para trabalhar com o Serviço Social, o profissional obrigatoriamente precisa ter um registro profissional, podendo atuar em diversos ramos. Grande parte das oportunidades ainda está localizada no setor público, mesmo que haja espaço em empresas privadas. Além disso, as ONGs também são um espaço que tem colocado os profissionais no mercado, bem como algumas fundações.

O CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

A duração média do curso de graduação é de 4 anos e é possível se especializar em bacharelado ou licenciatura. O foco do curso é fazer com que o aluno consiga unir a visão histórica com a atual e poder criar boas soluções para os problemas das famílias que atende. Por isso, algumas das disciplinas ministradas são Sociologia, Teoria Política, Economia, disciplinas voltadas para a área de Comunicação, Direito e outras específicas de Serviço Social.

Há também durante a graduação algumas atividades práticas, que fazem com que o estudante já vivencie situações problema que tenham que resolver. O estágio é essencial para que o profissional chegue bem preparado no mercado e, assim, destaque-se em relação aos outros.

Saiba mais sobre o curso de Serviço Social da UNIT aqui

Compartilhe: