ESTUDE NA UNIT
MENU

Estágio e especialização são essenciais para quem faz Administração

Perfil generalista do curso exige que alunos experimentem áreas de atuação durante a formação. Depois de diplomados, segmentar carreira será uma necessidade

às 18h00
Compartilhe:

No topo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) por ter o maior número de inscrições, o curso de administração tem justamente em seu caráter generalista um dos grandes atrativos para os estudantes.

Mas as dúvidas sobre o futuro profissional podem justamente aumentar na cabeça dos alunos porque o curso transita em diversas áreas de conhecimento. Para conhecer melhor as possibilidades de atuação, professores elegem o estágio durante a faculdade e a especialização depois de formado como itens essenciais na formação dos futuros administradores.

Para quem já se formou, existem diversos tipos de curso de especialização. As mais comuns são a pós-graduação lato sensu, como MBA, que confere um certificado, não um diploma. Em outro caminho temos o mestrado acadêmico, para quem desejar seguir a carreira como professor e/ou pesquisador.

Na Faculdade Integrada de Pernambuco – UNIT – estão disponíveis quatro especializações em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva, Estratégica de Pessoas, Gestão Financeira, Auditória e Controladoria e o MBA em Gestão de Marketing Digital e Estratégico.

Estágio

Para o coordenador do UNIT Carreiras, professor Guilherme Aragão, o estágio é uma fase de experimentação. “Mesmo estagiando em uma área específica de uma empresa, o jovem convive com colegas de outros setores e percebe o que quer”, diz.

É importante esclarecer que, pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso, estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), os estudantes precisam cumprir o mínimo de 300 horas de estágio, organizadas de acordo com as normas definidas pela instituição de ensino. O período do curso em que o aluno deve começar as atividades, por exemplo, é estabelecido pela universidade.

É claro que a realidade de cada aluno é diferente – é possível que, além de fazer o estágio para o aprendizado da profissão, o jovem também busque uma fonte de renda. E, por isso, comece a buscar vagas logo no início da graduação, mesmo antes de ter aprendido o conteúdo necessário na faculdade.

Fábio Guimarães, coordenador da graduação em Administração, da UNIT, relata que uma queixa comum dos estudantes – principalmente dos que começam a estagiar nos primeiros anos – é que eles tenham de desempenhar atividades apenas operacionais. Mesmo assim, de acordo com ele, é preciso aproveitar a oportunidade para mostrar talento e dedicação.

“O jogador de um time pequeno não pode fazer gol contra se quiser jogar um dia em time grande. Precisa chamar atenção desde o início e entender que está sendo avaliado”, afirma. “O estágio é uma oportunidade de interagir com lideranças da organização. Claro que pode ter escopo de atuação reduzido, mas um gestor pode o aluno para outra área futuramente”, diz.

Prática de conhecimentos

Guilherme Aragão define o estágio como uma forma de conhecer a empresa por dentro e saber como funciona a governança e a cultura organizacional, por exemplo. Além disso, é um modo de vivenciar os conceitos aprendidos na instituição de ensino.

“Administração é um curso classificado como ciência social aplicada, ou seja, requer aplicação. Não consigo formar um administrador por inteiro só em sala de aula”, diz o coordenador do Insper.

Outra vantagem de fazer estágio é descobrir as dúvidas que não necessariamente apareceram durante as explicações do professor. Nesses casos, é interessante que o aluno procure a faculdade como forma de sanar suas dificuldades. “É na prática que se percebe o que precisa estudar mais”, afirma Guilherme.

Compartilhe: