ESTUDE NA UNIT
MENU

Fies: 75% das vagas do primeiro semestre foram preenchidas

Segundo dados do Ministério da Educação, foram ofertadas cerca de 115 mil bolsas de estudos para estudantes de nível superior

às 17h20
Compartilhe:

*Do portal Universia

O Financiamento Estudantil (Fies) conseguiu preencher apenas 75% das vagas ofertadas no primeiro semestre de 2017, indicou um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes). Das 150 mil oportunidades oferecidas, 115 mil foram ocupadas.

Segundo o levantamento, o não preenchimento do restante das vagas se dá ao fato de os financiamentos não oferecerem 100% do valor da mensalidade, além da pontuação mínima exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – atualmente, 450 pontos – e a reserva de 60% das vagas para cursos de áreas consideradas prioritárias como saúde, licenciatura e engenharia.

NOVO FIES

As novas regras do Fies devem ser lançadas ainda em maio. As mudanças no Fies estão sendo elaboradas juntamente ao Ministério da Fazenda, do Planejamento e a Casa Civil.

Entre os pontos analisados estão, por exemplo, a criação de um financiamento híbrido, no qual seriam utilizados recursos públicos de também de bancos provados, com o governo subsidiando uma parte da taxa de juros daqueles interessados em participar. Outra proposta, porém, é que o programa tenha regras diferentes de acordo com o curso e a renda do aluno que o solicita.

Compartilhe: