ESTUDE NA UNIT
MENU

Comprometimento é importante na hora de conseguir um emprego

Confira dicas do UNIT Carreiras e consiga diferenciais na hora de conseguir um emprego

às 13h30
Compartilhe:

Candidatos que participam de processos seletivos em busca de emprego começam a ser avaliados a partir do momento em que inscrevem seu currículo para a vaga desejada. Além das competências técnicas, o que mais é observado durante essas avaliações é a conduta do profissional.

Para que um candidato se destaque em um processo, precisa demonstrar características comportamentais que estejam alinhadas aos requisitos da vaga e à cultura organizacional da empresa contratante. Isso se explica pelo fato de que profissionais que têm os valores aderentes ao da organização em que trabalham são mais motivados, produzem e entregam mais e demonstram mais satisfação com suas funções.

A principal característica solicitada por gestores é o comprometimento, considerada fundamental para a construção de uma carreira de sucesso. Eles querem funcionários responsáveis, que nunca deixam a equipe na mão e são empenhados em alcançar novos objetivos.

Como descobrir se um candidato é comprometido?

O processo seletivo de uma vaga deve conter ferramentas de análise comportamental. No UNIT Carreiras, são oferecidas atividades que estimulam os candidatos à exporem seu comportamento perante atividades comuns ao dia a dia da empresa contratante.

Com as atividades, é possível identificar os participantes que prestam atenção em tudo o que fazem, terminam todas as atividades com precisão, não deixam nada pela metade, oferecem soluções, demonstram vontade de aprender, perguntam quando não sabem algo, são persistentes e trabalham bem em equipe.

Além disso, é possível identificar se uma pessoa é comprometida quando participa de todas as etapas do processo, chega com antecedência nas fases presenciais, sabe cumprir com os prazos propostos pelas atividades e demonstra vontade de aprimorar suas habilidades para conquistar o cargo.

Por que o comprometimento é essencial no processo

Candidatos demonstram, no processo seletivo, características que serão comuns no seu novo ambiente de trabalho. Como funcionários comprometidos são mais responsáveis, mais motivados e mais produtivos, são essenciais para o desenvolvimento de uma empresa. Por isso, o comprometimento é considerado uma característica fundamental: ele garante o andamento do negócio.

 

Compartilhe: