ESTUDE NA UNIT
MENU

Conheça os 6 tipos de motivação

Não existe só um jeito de motivar alguém. Descubra quais são os 6 tipos de motivação e entenda como eles funcionam

às 12h36
O que faz as pessoas fazerem o que elas fazem? Por que algumas bem são bem-sucedidas e outras fracassam? A resposta pode ser motivação
Compartilhe:

*Do portal Universia

O que faz as pessoas fazerem o que elas fazem? Por que algumas bem são bem-sucedidas e outras fracassam? A resposta pode ser motivação. Desde criança é possível observar que o ser humano muda de comportamento quando é motivado, e isso pode trazer sucessos e afetar a habilidade de atingir objetivos.

Existem vários tipos de motivação. Cada um deles influencia o comportamento de formas diferentes. Nenhum deles funciona com todo mundo. As personalidades das pessoas podem variar de acordo com o tipo de motivação que é mais eficaz em inspirar a sua conduta.

Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:

INCENTIVO

Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. Muitas pessoas são movidas pela certeza de que serão recompensadas por atingir certo objetivo ou alvo. Promoções e aumentos são um bom exemplo do tipo de incentivo usado para motivação.

MEDO

A motivação por medo envolve consequências. Esse tipo de motivação normalmente é utilizado quando o incentivo falha. Num modelo de motivação chamado de “cenoura e bastão”, incentivo é a cenoura e medo é o bastão.

Punição ou consequências negativas são uma forma de motivação por medo. Esse tipo de motivação é comumente usada para motivar estudantes no sistema de educação e também em ambientes profissionais. Se você quebra as regas ou não atinge os objetivos, você é penalizado em algum jeito.

CONQUISTA

A motivação por conquista é comumente pensada como um impulso por competência. Você se move para atingir objetivos e conquistar o que quer. Esse tipo de motivação vem da vontade de melhorar suas habilidades e provar a sua competência para si mesmo e para outros.

Entretanto, em certas circunstancias as motivações por conquista podem envolver um desejo por reconhecimento externo. É normal que exista um desejo de feedback positivo dos seus colegas e amigos. Isso pode incluir qualquer coisa desde um prêmio até um pequeno elogio.

CRESCIMENTO

A necessidade por melhorar si mesmo é realmente uma motivação interna. Um desejo ardente de aumentar o seu conhecimento de si mesmo e do mundo ao seu redor pode ser uma fonte forte de motivação. Todo mundo quer aprender e crescer como indivíduo.

Motivação por crescimento pode ser vista como um desejo por mudança. Muitos de nós somos condicionados pela personalidade ou criação a constantemente procurar mudanças. Isso faz com que você veja a estagnação como negativa e indesejável.

PODER

A motivação por poder pode ser tanto uma forma de desejo por autonomia quanto de controlar as pessoas ao seu redor. Você quer ter opções e controle sobre a própria vida. É uma forma de tentar dirigir a maneira como você vive agora e no futuro.

Isso também pode se traduzir em um desejo de controlar aqueles que estão ao nosso redor. O desejo por controle é mais forte em algumas pessoas que em outras. Em alguns casos, esse desejo por poder pode se traduzir em atitudes erradas. Mas em outros, ele é apenas um desejo de afetar o comportamento de outros.

SOCIAL

A maioria das pessoas é motivada por fatores sociais. Isso talvez seja um desejo por fazer parte de algo e ser aceito por um grupo específico ou de uma esfera maior no mundo. Todo mundo tem um desejo inato de se sentir conectado com os outros, além de um desejo por afiliação e aceitação.

Outra forma de motivação social é a vontade de contribuir e fazer a diferença nas vidas de outras pessoas. Quem tem a motivação de contribuir para o mundo normalmente é motivado por fatores sociais.

Compartilhe: